.
 
 
Congresso internacional divulga estudo sobre tratamento do HPV
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


18/05/2009

Congresso internacional divulga estudo sobre tratamento do HPV

Pesquisa avaliou a resposta de duas vacinas e teve autorização da ANVISA

A vacina da GSK - GlaxoSmithKline contra o câncer de colo uterino denominada Cervarix®, apresentou uma resposta imune significativamente melhor quando comparada à vacina Gardasil® , da Merck & Co., no primeiro estudo comparativo de grande escala entre as duas vacinas aprovadas pela Anvisa no Brasil contra o papilomavírus humano (HPV).

Anunciado na semana passada, durante o 25º Congresso Internacional sobre o Papilomavírus Humano (IPV), em Malmo, Suecia, o estudo comparativo considerou dois indicadores essenciais da resposta imune, os anticorpos neutralizantes e as células B de memória, ambos com funções importantes na eficácia da proteção oferecida às mulheres por uma vacina contra a infecção pelo HPV e, subsequentemente, contra o câncer de colo uterino, a longo prazo.

Em todas as faixas etárias estudadas (mulheres de 18 a 45 anos), os níveis de anticorpos neutralizantes Cervarix® foram mais de duas vezes maiores que os proporcionados pela vacina Gardasil® para o HPV tipo 16, e mais de seis vezes maiores para o HPV tipo 18,ambos oncogênicos, ou seja, causadores de câncer do colo do útero. Esses resultados são extremamente significativos em  termos estatísticos. Além disso, a proporção de mulheres que apresentaram níveis detectáveis de anticorpos neutralizantes foi maior no grupo que recebeu a vacina Cervarix®.  Comparada à vacina Gardasil®, a vacina Cervarix® também produziu praticamente três (2,7) vezes mais células B de memória para os HPV's 16 e 18.

O Dr. Júlio Teixeira, responsável pelo setor de oncologia ginecológico do Hospital da Mulher da UNICAMP (CAISM) e presente no IPV, observou que “a presença de anticorpos neutralizadores no local da infecção (o colo uterino) parece ser um componente importante da proteção proporcionada pela vacina contra o HPV. Pela primeira vez, temos provas clínicas concretas de que as duas vacinas não produzem a mesma resposta imune aos tipos 16 e 18 do HPV, os dois tipos mais comuns de vírus causadores de câncer.

Os resultados da análise final do estudo comparativo entre as duas vacinas apresentadas no congresso, mostraram que Cervarix® oferece um nível de eficácia alto e estatisticamente relevante contra a formação de lesões pré-cancerosas associadas a cada tipo de HPV incluído na vacina (HPV 16 e HPV 18).  Além disso, os dados mostram que a  Cervarix® oferece ainda proteção específica contra a formação de lesões pré-cancerosas associada a alguns outros tipos comuns de HPV causadores de câncer, além do HPV 16 e HPV 18. Em mulheres sem indícios prévios de infecção por HPV causador de câncer, a eficácia geral apresentada contra qualquer lesão, independente do tipo de HPV, foi maior do que se esperaria de uma vacina dirigida apenas aos tipos de HPV 16 e 18.

Resposta imune e proteção estão intimamente ligadas

Os resultados apresentados em Malmö mostram que a Cervarix® induz a formação de níveis elevados e sustentáveis de anticorpos contra o HPV 16 e o HPV 18 ao longo dos 7,3 anos de acompanhamento após a vacinação. Este é o período de acompanhamento mais longo registrado até a presente data para qualquer vacina contra o câncer de colo uterino, oferecendo proteção prolongada, visto que as mulheres continuam vulneráveis à infecção por HPV e com potencial desenvolvimento de lesões no colo uterino associadas ao longo de sua vida. 

Dr. Júlio Teixeira disse que "a prevenção do câncer de colo uterino é uma prioridade da saúde pública, tanto em países desenvolvidos quanto em países em desenvolvimento. Estamos felizes com esses resultados e por saber que eles ajudarão a disseminar o entendimento da função da Cervarix® na proteção das mulheres contra o câncer de colo uterino."

A função principal da vacinação é proteger as mulheres contra o câncer de colo uterino. As mulheres são expostas ao risco enquanto são sexualmente ativas e a vacina ideal contra o câncer de colo uterino deve oferecer proteção prolongada e induzir uma resposta imune de proteção reforçada contra os tipos mais comuns de HPV causadores de câncer. A Cervarix® protege contra os tipos mais comuns de HPV causadores de câncer - HPV 16 e 18– e é a única vacina que oferece proteção adicional, específica, contra infecções persistentes causadas pelo HPV 45 e o HPV 31, que, juntamente com o tipo 33, são os tipos mais comuns de HPV causadores de câncer no mundo, depois dos tipos 16 e 18.
A vacina  foi criada especificamente com um sistema adjuvante, o AS04, para induzir níveis de anticorpos elevados e sustentáveis, a fim de oferecer proteção prolongada contra os tipos mais comuns e agressivos de HPV.

Até a presente data, a Cervarix® já foi aprovada para uso em 95 países do mundo, inclusive nos 27 países-membro da União Européia (EU), na Austrália, Brasil, Coréia do Sul, México e Taiwan. Já foram apresentados pedidos de aprovação da vacina em outros 20 países, incluindo Japão, Canadá e Estados Unidos. A GSK também apresentou a vacina à Organização Mundial da Saúde (OMS), para pré-qualificação, em setembro de 2007. 

HPV e câncer de colo uterino

Já foram identificados aproximadamente 100 tipos do papilomavírus humano até a presente data  e, desses tipos, cerca de 15 tipos de vírus já são comprovadamente causadores de câncer de colo uterino.Os tipos de HPV 16 e 18 respondem por cerca de 70 por cento dos cânceres de colo uterino em todo o mundo, sendo os tipos de HPV 45, 31 e 33 os tipos causadores de câncer mais comuns depois deles.A infecção persistente pelos tipos de HPV causadores de câncer pode ensejar resultados de exames de papanicolau anormais, lesões pré-cancerosas no colo uterino e câncer de colo uterino. Em todo o mundo, mais de 500.000 mulheres são diagnosticadas com câncer de colo uterino e 280.000 mulheres morrem da doença todos os anos.

Matérias relacionadas publicadas pelo SIS.Saúde:


Autor: Renata Jordão
Fonte: In Press Porter Novelli

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581