.
 
 
Central de Regulação Ambulatorial
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


12/09/2011

Central de Regulação Ambulatorial

Governo do Estado começa a capacitar municípios para implantação da unidade

Com o objetivo de modernizar e agilizar o processo de marcação de consultas e exames especializados pelo SUS, o Governo do Estado inicia a implantação da Central Estadual de Regulação Ambulatorial. A primeira etapa, de capacitação dos municípios para uso do sistema, começa nesta segunda-feira (12), em Porto Alegre. Serão capacitados 28 municípios por dia, priorizando, em um primeiro momento, as cidades que mais solicitam marcação de consultas em Porto Alegre, que constituem a 1ª, a 2ª e a 18ª Regionais de Saúde. 

Através de um sistema totalmente informatizado, a Central vai assumir, até o final do ano, a regulação da oferta de consultas e exames oferecidos pela Capital aos pacientes da Região Metropolitana e Interior. Depois de finalizada esta etapa, o sistema será expandido para todos os municípios do Estado, regulando o fluxo das cidades que demandam a marcação de consultas e exames para os municípios de referência que oferecem os serviços. 

Com a iniciativa, a Secretaria Estadual da Saúde pretende organizar a fila e diminuir o tempo de resposta ao paciente e a espera pela consulta. A coordenadora da Central de Regulação Ambulatorial, Kátia Brodt, explica que o sistema vai permitir um mapeamento da demanda e da oferta de consultas e exames nas áreas de traumatologia, cardiologia, neurologia e reabilitação física, por exemplo, que correspondem à atenção secundária e terciária em saúde. Segundo a médica, atualmente não há informações detalhadas sobre esta demanda por região, o que gera dificuldades para organizar a oferta. "O sistema informatizado vai nos mostrar onde estão as maiores necessidades, apontar lacunas e identificar desajustes no processo que vai da solicitação da consulta ou do exame à prestação do serviço", destaca Kátia. 

Este processo começa nas unidades de saúde do SUS, onde o médico avalia a necessidade de realização de exames ou encaminhamento do paciente a uma consulta especializada. A solicitação é encaminhada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que, atualmente, precisa contatar os municípios de referência para o serviço e verificar a disponibilidade da oferta. A partir do funcionamento da Central, a SMS lança a solicitação no sistema informatizado, que indica a disponibilidade e aciona o município de referência para a marcação. 

A equipe e a estrutura física da Central já estão montadas: além da coordenadora Kátia Brodt, três médicas reguladoras e uma enfermeira trabalharão no espaço já equipado junto ao Complexo Regulador do Estado, que abriga ainda a regulação de Leitos, de Transplantes e de Urgências e Emergências, na Av. Bento Gonçalves, 3722, em Porto Alegre.


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Autor da Foto: Nanda Duarte/SES

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581