.
 
 
Encontro discute Redes de Atenção no Estado
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


15/09/2011

Encontro discute Redes de Atenção no Estado

Evento reúne mais de 80 pessoas no Hotel Continental

Representantes de municípios e Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) das macrorregiões da Serra, Vales e Região Metropolitana participam do III Encontro sobre Redes de Gestão e Atenção Integral à Saúde a partir do Fortalecimento da Atenção Primária, que está sendo realizado no Hotel Continental, em Porto Alegre.

O evento teve início na tarde desta terça-feira (13), continua durante toda a quarta-feira (14), terminando na manhã de quinta-feira (15), com a presença do especialista em Linhas de Cuidado, Túlio Batista Franco, psicólogo e sanitarista, doutor em Saúde Coletiva pela UNICAMP.

Durante a abertura do Encontro, a diretora do Departamento de Ações em Saúde (DAS), Sandra Fagundes,fez uma explanação sobre o processo de implementação das Redes no Rio Grande do Sul, as chamadas Redes Chimarrão que começam com a efetivação da Rede Cegonha. Este projeto está sendo estruturado a partir de uma série de medidas, ações e cuidados que assegurem às mulheres um atendimento seguro e humanizado durante a gravidez, passando pelo pré-natal e parto, até os dois primeiros anos de vida do bebê.

Na oportunidade, a diretora se referiu a um caso  ocorrido na cidade de Encantado,da 16ª CRS, macrorregião Vales, quando da visita recente da equipe de ativadores de Redes de Atenção da Secretaria Estadual da Saúde. Sandra contou que, durante a capacitação local, a equipe tomou conhecimento sobre uma gravidez de alto risco, detectada na rede municipal de saúde. Segundo ela, com agilidade dos profissionais de saúde do município a gestante foi logo encaminhada a um Hospital Referência em Porto Alegre, que conta com recursos de UTI materna e neonatal. Depois do parto, a mãe e o bebê tiveram assegurado o retorno à Unidade Básica de Saúde em Encantado para continuidade do atendimento. 

Implantação da Rede Cegonha RS

Desde março deste ano, em âmbito interno da SES, estão ocorrendo reuniões, debates e capacitações visando à formulação de um desenho da Rede Cegonha Regional, em um trabalho georeferenciado às macroregionais de saúde. A partir de agosto começou o trabalho de sensibilização e diálogo junto aos municípios, com metodologia participativa para a implantação do processo, tanto para a inserção da Rede Cegonha, como para a constituição da rede de atenção integral da saúde.

Já participaram dessas oficinas as macrorregionais: Metropolitana, Norte, Sul, Vales e Missioneira. A proposta inicial é começar a instituir a região macrometropolitana, que inclui 88 municípios que somam uma população de 4 milhões de habitantes.


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria da Saúde - RS
Autor da Foto: Neusa Jerusalém

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581