.
 
 
Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


19/05/2009

Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais

Prefeitura de Porto Alegre realiza ações

Para marcar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, a Equipe de Vigilância das Doenças Transmissíveis (EVDT) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) distribui material educativo sobre a doença e esclarece sobre sua prevenção e diagnóstico na Esquina Democrática, das 10h30 às 13h30. As atividades da SMS alusivas à data continuam sábado (23), das 9h às 17h, na Usina do Gasômetro.

O Ministério da Saúde estima que 2,6% da população brasileira têm o vírus HCV, ou seja, 4,5 milhões de pessoas. Em todo o mundo, a Organização Mundial  de Saúde (OMS) calcula em 200 milhões os portadores do vírus. Mais de 90% dos casos não foram diagnosticados e as pessoas desconhecem sua condição de portadoras do vírus, o que permite classificar a situação como uma “epidemia silenciosa”.

Em Porto Alegre são diagnosticados em média 1.000 casos por ano desde 1996, quando foi iniciada a vigilância epidemiológica das hepatites virais. Medidas de biosegurança, sexo seguro, transfusão de sangue em locais credenciados e a colocação de tatuagens e piercings em locais confiáveis são precauções à doença, que não tem vacina, mas tem tratamento fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que possibilita o controle da doença em 40% dos casos. Para outros esclarecimentos deve ser contatada a Equipe de Vigilância das Doenças Transmissíveis (EVDT) de Porto Alegre pelos fones 3289-2472 e  3289-2474 e pelo e-mail epidemio@sms.prefpoa.com.br.

Programação
Terça-feira (19)
10h30 às 13h30 - Esquina Democrática
Coordenação da Secretaria Municipal de Saúde
Divulgação da doença para a comunidade, prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais.
17h30 - Auditório Dante Barone - Assembléia legislativa
Coordenação da Secretaria Estadual da Saúde
Seminário sobre o dia de luta contra as hepatite virais, apresentação dos resultados  do inquérito sorológico das hepatites virais para a região sul.

Sábado (23)
Das 9h às 17h - Usina do Gasômetro
Coordenação da Secretaria Municipal de Saúde
Técnicos das secretarias estadual e municipal de Saúde orientam obre a prevenção das hepatites virais, evento direcionado à comunidade em geral.
Aplicação da primeira dose da vacina contra hepatite B para as idades indicadas, em especial jovens até 19 anos, profissionais de saúde e da estética.

 


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria Municipal da Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581