.
 
 
Estudo de Harvard aponta relação entre consumo de carne vermelha e diabetes tipo 2
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


26/09/2011

Estudo de Harvard aponta relação entre consumo de carne vermelha e diabetes tipo 2

O estudo foi publicado on-line na revista American Journal of Clinical Nutrition

Um estudo realizado pela Universidade de Harvard encontrou uma forte associação entre o consumo de carne vermelha, especialmente quando ela é processada, e a diabetes tipo 2. A pesquisa também mostra que a substituição de carnes vermelhas por proteínas saudáveis com baixo teor de gordura, como nozes e grãos, pode reduzir o risco da doença. O estudo foi publicado on-line na revista American Journal of Clinical Nutrition.

Pesquisadores da universidade analisaram dados de mais de 200 mil pessoas entre homens e mulheres que foram acompanhados por mais de dez anos. Eles também observaram dados de outros estudos realizados anteriormente, somando ao todo mais de 400 mil pessoas. 28.228 delas desenvolveram diabetes tipo 2 durante o período da pesquisa.

Dentre as descobertas, acredita-se que uma porção de 100 gramas de carne não processada por dia esteja relacionada a um aumento de 19% no risco de diabetes tipo 2. Já uma dose diária de 50 gramas de carne vermelha processada foi associada a um risco 51% maior. “Os resultados desse estudo têm implicações para a saúde pública, dado o aumento dos casos de diabetes tipo 2 e o aumento do consumo de carne vermelha no mundo”, explica Frank Hu, professor de nutrição e epidemiologia em Harvard.

Além disso, ele diz que a boa notícia é que os fatores de risco podem ser compensados por trocas mais saudáveis.

Resultado das trocas

Os pesquisadores descobriram que um indivíduo que substitui a porção de carne vermelha por nozes está sujeito a um risco 21% menor de diabetes tipo 2. Aquele que opta por ingerir porções de baixo teor de gordura reduz em 17% o risco e aquele que opta por grãos, em 23%. Eles recomendam que o consumo de carne vermelha processada – como salsicha, bacon, frios – deve ser reduzido, já que esses produtos possuem altos níveis de sódio e nitritos. Já a carne vermelha não processada também deve ser reduzida e, se possível, substituída por proteínas mais saudáveis.


Autor: Marina Erbolato
Fonte: Id Med

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581