.
 
 
Dia Mundial de Combate à Raiva
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


29/09/2011

Dia Mundial de Combate à Raiva

Raiva em humanos pode ser extinta do continente americano até 2015, diz Opas

No Dia Mundial de Combate à Raiva, região comemora redução no números de infectados; até agora foram registrados 33 casos, 17 a menos que a média anual notificada na década passada.

Os países do continente americano registraram 33 casos de pessoas infectadas por raiva neste ano. Deste número, quase metade foi transmitida por cães. Neste 28 de setembro, a ONU marca o Dia Mundial de Combate à Raiva.

A epidemióloga Cristina Schneider, da Organização Panamericana da Saúde, Opas, acredita que até 2015 todo o continente poderá estar livre de casos de raiva em humanos.

Modelo brasileiro

Cristina Schneider falou à Rádio ONU, de Washington, sobre a cooperação do Brasil com o Haiti para combater o problema.

De acordo com o governo, o Brasil oferece vacinas contra a raiva para o Haiti, um modelo que segundo Cristina Schneider pode ser expandido para outros países.

“Esta experiência do Brasil, pode ajudar a África de língua portuguesa. A experiência de fazer campanhas massivas de vacinação, na distribuição de tratamento para quem foi agredido por animais em todo o país. Isso pode ser repassado para outros países”.

A meta de combate à raiva em humanos foi criada em 2007. No Brasil, a maior parte das contaminações pelo vírus ocorre por animas silvestres. Este ano, apenas dois casos no Maranhão foram registrados de transmissão por cachorros.

De acordo com a médica da Opas, quem for atacado por algum animal deve ir o mais breve possível a um posto médico.

“É muito importante que qualquer pessoa agredida por um animal busque um centro de saúde. Sendo o caso de um cão, o animal pode ser observado e não necessariamente começar o tratamento. Animais silvestres, como o caso de morcego, é muito importante que a pessoa inicie o tratamento de imediato”, diz.

Os cuidados preventivos a uma pessoa com suspeita de raiva são feitos com cinco injeções de medicamento durante o período de um mês.


Autor: Victor Boyadjian
Fonte: Rádio ONU

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581