.
 
 
Uma dieta rica em vitaminas pode prolongar a vida
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


20/05/2009

Uma dieta rica em vitaminas pode prolongar a vida

As vitaminas preservam as extremidades do DNA, podendo abrandar o envelhecimento, sugere estudo

Uma dieta rica em vitaminas pode ajudar as mulheres a viverem mais tempo, impedindo que partes de seu DNA encurtem, afirma um novo estudo.

Os telômeros, ou a porção final dos cromossomas, protegem os cromossomas contra danos. Eles encurtam ligeiramente quando as células são divididas, por isso, os pesquisadores especulam que impedindo este encurtamento seria possível proteger as novas células e assim reduzir os efeitos do envelhecimento.
 
"Este estudo fornece a primeira evidência epidemiológica de que o consumo de variadas vitaminas está associado a maiores telômerosentre as mulheres", disse o Dr. Honglei Chen, chefe do grupo Aging & Neuroepidemiology, parte do National Institute of Environmental Health Sciences, nos Estados Unidos.  "Ainda não está claro se essa associação é causal".

O relatório aparece na edição junho do American Journal of Clinical Nutrition.

Para o estudo, a equipe de Chen analisou dados de 586 mulheres que participaram do Sisters Study, que incluía mulheres que tiveram câncer de mama. Como parte desse estudo, as mulheres foram questionadas sobre o uso dos suplementos vitamínicos, ao longo de 12 anos. Os pesquisadores também colheram amostras de sangue.

 “Descobrimos que o uso de suplementos vitamínicos foi associado com leucócitos telômeros”, disse Chen. "Em comparação com os que não ingeriam suplementos diariamente, os que usavam tinham, em média, 5,1% mais leucócitos telômeros”.

Isso corresponde a cerca de 9,8 anos a menos de encurtamento dos telômeros, ressalvam os pesquisadores.

Mas, se as vitaminas preservam o comprimento dos telômerosou realmente prolongam a vida ainda não está claro para a comunidade cientifica, disse Chen.

"Nós não poderia excluir a possibilidade de que a associação poderia ser explicada por um estilo de vida saudável", disse ele. "Embora os telômerosde menor comprimento terem sido associados a uma mortalidade mais elevada e maior risco de doenças crônicas, é prematuro concluir que o uso de suplementos vitamínicos está associado com a redução do  processo de envelhecimento."

O estudo foi financiado pela os National Institutes of Health, dos Estados Unidos.

O Dr. David Katz, diretor do Prevention Research Center na Universidade de Medicina de Yale, nos Estados Unidos, afirma que existem conclusões contraditórias sobre o valor de tomar vitaminas, e que uma conclusão definitiva acaba sendo uma decisão pessoal.
 
"A maioria dos estudos recentes de suplementos vitamínicos têm rendido resultados desanimadores", disse Katz. "Este estudo, porém, vai na contramão, sugerindo que os suplementos podem ajudar a proteger os nossos cromossomas e, portanto, nos proteger do envelhecimento."

Este estudo possui limitações importantes, observou Katz. "Talvez as pessoas saudáveis e menos suscetíveis aos efeitos do envelhecimento foram os mais propensos a tomar vitaminas".


Referência
 
Honglei Chen, M.D., Ph.D., head, Aging & Neuroepidemiology Group, U.S. National Institute of Environmental Health Sciences, Research Triangle Park, N.C.; David Katz, M.D., director, Prevention Research Center at Yale University School of Medicine, New Haven, Conn.; June 2009, American Journal of Clinical Nutrition

Autor:
Fonte: Vide Referências

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581