
Com o objetivo de desafogar as emergências hospitalares, a prefeitura vai ampliar a regionalização da oferta de atendimentos de urgências e qualificar a assistência à população. Para isso, serão construídas quatro novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A primeira, já em fase de construção, é a UPA Zona Norte, localizada em local estratégico junto ao Terminal Triângulo da Assis Brasil, para aliviar o movimento da emergência dos hospitais Conceição e Cristo Redentor. O local também facilitará a chegada de pessoas que utilizam o transporte público. (fotos)
“A UPA vai absorver a demanda de pacientes que não são graves. São casos em que é necessário o pronto atendimento, mas a pessoa não precisa procurar um hospital”, explica o coordenador de Urgências da Secretaria Municipal de Saúde, Jorge Osório.
A próxima obra a ser iniciada é a da UPA Partenon-Azenha, que irá desafogar as emergências dos hospitais localizados na região central da cidade, como o Hospital de Clínicas (HCPA) e o Pronto Socorro (HPS). Ainda este ano, será iniciada a construção da UPA Cairu-Navegantes, que irá abranger uma região que ainda não foi contemplada com atendimento de urgência. Está prevista também a construção de mais uma UPA na Zona Sul de Porto Alegre.
Cada UPA terá uma área de cobertura envolvendo vários bairros ou regiões, considerando questões como acessibilidade para os usuários e visibilidade, tendo em vista que é um equipamento de saúde planejado para um índice populacional de 200 a 300 mil habitantes. A área construída mínima de cada unidade será de 1,5 mil metros quadrados, e poderão ser atendidos em cada uma delas até 450 pacientes por dia, por equipes de seis médicos e a média de 20 leitos, conforme determina portaria do Ministério da Saúde.
Unidades de Pronto-Atendimento já existentes
Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS)
Pronto Atendimento Bom Jesus
Pronto Atendimento Lomba do Pinheiro
Pronto Atendimento Restinga
Novas unidades projetadas
UPA Zona Norte
UPA Navegantes/Cairu
UPA Partenon/Azenha
UPA Zona Sul