.
 
 
Caminhada pode evitar quedas em idosos
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


05/10/2011

Caminhada pode evitar quedas em idosos

Pesquisa revela que caminhar auxilia no ganho de equilíbrio na terceira idade

O estudo realizado pelo programa de mestrado da Universidade Unopar comprova a importância da caminhada para a manutenção do equilíbrio postural e a prevenção de quedas em idosos. A pesquisa foi desenvolvida dentro do programa de mestrado em reabilitação e faz parte do Projeto Estudo Epidemiológico sobre Longevidade em Londrina (EELO), que já existe na Unopar desde junho de 2009. O projeto foi desenvolvido pelo estudante Márcio Rogério de Oliveira, aluno do último ano do curso de Fisioterapia da Unopar, sob a orientação do professor Rubens Alexandre da Silva Junior, do programa de Mestrado da Universidade.  

"Enquanto caminhamos, a ação da gravidade muda de lugar e de intensidade durante todo o tempo, por isso temos que nos ajustar a cada passo. Isso é um excelente exercício de equilíbrio", relata Márcio Rogério de Oliveira, idealizador da pesquisa.  Entre os idosos as quedas são a terceira causa de mortalidade e a primeira de incapacidade física. O pesquisador explica que a medida que o ser humano cresce, aprimora o equilíbrio por meio do desenvolvimento motor natural, mas se não mantiver um estilo de vida saudável, com caminhadas e atividades físicas, pode perder 70% desta capacidade ao chegar à terceira idade.

Segundo o professor Rubens, orientador da pesquisa, existe uma diferença de 70% no déficit de equilíbrio entre idosos e adultos jovens (idade média de 23 anos). "Entre os 20 e os 70 anos, essa perda vai se acumulando numa média de 15% a cada década. Idosos que fazem atividade física conseguem reduzir essa perda pela metade. As pessoas que caminham desde a juventude também minimizam essa perda", aponta. O objetivo do estudo é conscientizar as pessoas para essa possibilidade de prevenção. "Nossa preocupação é mostrar que é possível envelhecer de maneira mais saudável, sem perder tanto do equilíbrio, que é fundamental para a nossa qualidade de vida. A idéia não é fazer só os idosos caminharem, mas principalmente os jovens", ressalta.

Hoje, a maior causa de quedas entre os idosos é a perda do equilíbrio. Isso pode ocorrer devido a uma fraqueza ou fadiga muscular, falha no sistema neuromuscular ou perturbação externa. O estudo descobriu que os idosos que têm maior capacidade de se exercitar também têm melhor equilíbrio. Para chegar a esta conclusão os pesquisadores submeteram um grupo de 41 idosos a um teste de caminhada de 6 minutos de intensidade baixa a moderada diariamente. Em seguida, eles foram submetidos a uma avaliação de equilíbrio. "Constatamos que os idosos que caminham mais têm melhor equilíbrio e, portanto, têm menos riscos de sofrer quedas", complementa Rubens.

Para avaliar os idosos foi usada uma plataforma de força, um equipamento de alta tecnologia considerado o melhor instrumento que existe para determinar a condição de equilíbrio humano. Em Londrina (PR), apenas a Unopar tem esse equipamento em funcionamento. "Depois de caminhar, o idoso ficava parado num pé só durante trinta segundos em cima da plataforma. Esses poucos segundos foram suficientes para detectar os déficits de equilíbrio associados às oscilações posturais", diz Oliveira.

De acordo com o professor, a pesquisa confirma a recomendação do Colégio Americano de Medicina, de caminhadas diárias de 30 minutos de três a cinco vezes por semana. "Além de preservar o equilíbrio, essa atividade evita doenças cardiovasculares e garante uma velhice mais saudável", afirma.

Oliveira faz um alerta. "Andar o dia inteiro não é a mesma coisa que separar 30 minutos diários para fazer um exercício contínuo. Essa caminhada precisa ser feita com calçados e roupas adequadas, sem pausas e com uma intensidade que seja confortável, mas que aumente a freqüência cardíaca e respiratória de forma moderada", detalha. O professor Rubens complementa, lembrando a importância de procurar um profissional de Educação Física para receber orientações sobre o ritmo e a freqüência dos exercícios.

A pesquisa, que recebeu o título O Impacto da Capacidade Funcional de Exercício no Equilíbrio Postural de Idosos receberá, no dia 3 de outubro, o Prêmio Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular (Funadesp) de Iniciação Científica 2011. A premiação será no Centro Universitário São Camilo, em São Paulo, durante o IX Encontro Anual da Rede de Dirigentes de Graduação das Instituições Ensino Superior Particulares.

Sobre a Unopar

A Unopar é uma das maiores instituições de ensino do país. Fundada há 39 anos, em Londrina (PR), oferece graduação e pós-graduação em ensino presencial e a distância. A universidade possui três Campi (Londrina, Arapongas e Bandeirantes) com 14 mil alunos de graduação e pós-graduação. Pioneira e líder no Ensino a Distância no Brasil, a Unopar, por meio do Sistema de Ensino Presencial Conectado, está presente em todos os estados brasileiros com polos em 469 municípios, atendendo mais de 150 mil alunos.


Autor: Fabiana Sampaio
Fonte: CDN Agência de Comunicação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581