.
 
 
Equipamento notifica infarto com 12 horas de antecedência
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


20/05/2009

Equipamento notifica infarto com 12 horas de antecedência

Brasil realizou a primeira cirurgia de implante desse aparelho

Pela primeira vez no País, foi implantado no coração de um paciente, um aparelho capaz de detectar alterações sensíveis no músculo cardíaco, como falta de oxigênio, e avisar com até 12 horas de antecedência se o paciente vai ter um infarto ou uma angina, antes mesmo de sentir dor. O procedimento aconteceu no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, no último dia 11 de maio.

O equipamento monitora o coração 24 horas por dia, sete dias por semana, e ao detectar qualquer alteração significativa, o dispositivo interno, que se assemelha a um marca passo, vibra e um aparelho externo, que fica com o paciente, emiti um bipe. Ao ser avisado, o indivíduo tem a possibilidade de se dirigir ao hospital e ser medicado antes de ter o problema. “O primeiro sinal de que o indivíduo está com isquemia e que pode infartar é a dor. Mas ela só ocorre em torno de seis horas antes da necrose da coronária, que caracteriza o infarto. Nessa fase, já existe o sofrimento do músculo cardíaco e o risco de morte súbita é maior”, explica o diretor da clínica de Ritmologia Cardíaca do Beneficência Portuguesa de São Paulo, Dr. Silas Galvão, responsável pela implantação do equipamento.

O aparelho torna viável o que até então parecia impossível, pois, segundo o cardiologista, até seis horas antes de o indivíduo sentir dor, o equipamento identifica se vai ocorrer a isquemia. “É como se fosse um eletrocardiograma feito de dentro do coração, capaz de detectar alterações muito mais precoces do que as captadas pelo eletrocardiograma convencional, de superfície”. O caso do paciente operado no Beneficência Portuguesa, o agricultor Hirosh Kuzi, de 77 anos, demonstra quando a implantação do aparelho é indicada. Segundo Dr. Silas, o paciente é um coronariano crônico e não tem condições de ser submetido a outros procedimentos como cateterismo e angioplastia, pois suas coronários não podem mais ser dilatadas. O agricultor ainda é cardiopata, diabético e já passou por duas pontes de safena para desobstrução das artérias.

O uso do aparelho é indicado para os pacientes com alto risco cardiovascular, como diabéticos e aqueles que sofreram nos últimos seis meses angina instável ou infarto.


Autor: Bruna Burri
Fonte: Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581