.
 
 
Porto Alegre
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


06/10/2011

Porto Alegre

Saúde municipal comemora dez anos como modelo contra pedofilia

O Centro de Referência no Atendimento Infanto-Juvenil  (Crai), do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (vinculado à Secretaria Municipal de Saúde), serve de exemplo a outros estados brasileiros no combate à pedofilia e na assistência integral a crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. Para comemorar a primeira década de atuação do Centro, que está sendo completada agora em outubro, será realizada, entre os dias 17 e 19, no auditório do Ministério Público do Rio Grande do Sul, a jornada Dez Anos CRAI – Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes: Práticas, Intervenções, Perspectivas. (áudio)

Em 2010, foram acolhidas pelo Crai 1.500 crianças e jovens. Em 2009, o número foi de 1.510, contra 949, em 2008, e 789 em 2007. Um levantamento de 2002 até o ano passado demonstra que a grande maioria dos abusos é praticada por familiares das vítimas. Pela ordem, os principais agressores são os pais. Depois, vêm padrastos, tios, avôs ou mães, irmãos e madrastas.
 
A apuração revela também que 74% das vítimas são meninas e 26%, meninos. Na maioria das vezes, são crianças de 5 a 8 anos ou de 9 a 12 anos - faixas de idade que representam, cada uma, 28% dos casos. Crianças de zero a 4 anos aparecem em 20% das ocorrências e adolescentes de 13 a 15 anos, em 19%. Na faixa de 16 a 18 anos, o índice cai para 5%.
  
O CRAI presta às vítimas desde o atendimento médico e psicológico até o registro de ocorrência policial, exame de corpo de delito e procedimentos para que a Justiça se encarregue da punição ao agressor – que, se for um familiar, terá de ser afastado do convívio com a criança. Depois do acolhimento inicial, a criança ou adolescente e os familiares são conduzidos para assistência na rede municipal de Saúde. Dos casos atendidos, 71% são de Porto Alegre, 21% vêm da Região Metropolitana e 8%, do Interior, por recomendação de prefeituras.

Centro de Referência no Atendimento Infanto-juvenil
Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas 
(avenida Independência, 661, 6º andar, Bloco C, Sala 619)
(51) 3289-3367 
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. 
Atendimentos fora do horário podem ser encaminhados ao setor de Emergência do Hospital, para avaliação. 
Denúncias de abuso sexual: DISQUE 100.


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria da Saúde de Porto Alegre

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581