.
 
 
Saúde expande oferta de leitos hospitalares na Capital
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


07/10/2011

Saúde expande oferta de leitos hospitalares na Capital

Hospital da Restinga, que deverá ser inaugurado em 2012, terá 135 leitos

 

A Prefeitura de Porto Alegre está revertendo a tendência ao fechamento de leitos, que vinha de décadas passadas, e investindo alto na abertura de novas vagas hospitalares. No Hospital Independência, que está em processo de reabertura e teve a administração assumida pela Sociedade Sulina Divina Providência - vencedora do chamamento público feito pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) -, serão oferecidos 100 leitos para assistência exclusiva a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e atendimento especializado em ortopedia e traumatologia. Desses leitos, 90 ficarão destinados a internações e dez serão utilizados pela Unidade de Tratamento Intensivo (UT).
 
O Hospital Independência será 100% regulado pela Central de Leitos e Consultas da SMS e também servirá de retaguarda para o atendimento de urgência do Hospital de Pronto Socorro (HPS) e do Pronto-Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS).

Além de procedimentos e consultas eletivas, realizará exames de imagem, laboratoriais, de análises clínicas e endoscopia. Também atenderá outras especialidades, como urologia, pneumologia e sistema vascular.

Complexo Restinga - Um convênio firmado com a Associação Hospitalar Moinhos de Vento vai viabilizar a construção do Sistema Intramunicipal de Saúde da Restinga-Extremo-Sul. Serão investidos no empreendimento R$ 65 milhões. O novo complexo hospitalar deverá ser inaugurado no final de 2012, em uma área de 18,2 mil metros quadrados. Terá 135 leitos, dos quais 90 serão colocados à disposição em uma primeira etapa. 

Dotado de Centro de Diagnóstico, Centro de Especialidades e de uma Escola de Gestão de Saúde (que já funciona no Hospital Moinhos de Vento desde 2009), o complexo servirá de suporte a uma rede de atenção à saúde que atenderá a população dos bairros Restinga, Lajeado, Lami, Belém Novo, Ponta Grossa e Chapéu do Sol, de acordo com os princípios do SUS. Vivem nessa região mais de 100 mil pessoas. 

Por meio de convênio com a SMS, o Hospital Moinhos de Vento já atua na Restinga-Extremo Sul em uma Unidade de Saúde da Família e uma Unidade de Pronto-Atendimento. Além disso, está prevista a entrada em operação de mais duas Unidades Básicas de Saúde na região – o Núcleo Esperança e o Núcleo Chapéu do Sol.

 


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria da Saúde - Porto Alegre
Autor da Foto: Cristine Rochol/PMPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581