.
 
 
Central de Regulação Ambulatorial
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


20/10/2011

Central de Regulação Ambulatorial

Governo do Estado coloca em funcionamento a unidade

Com o objetivo de modernizar e agilizar o processo de marcação de consultas e exames especializados pelo SUS, o Governo do Estado coloca em funcionamento a Central Estadual de Regulação Ambulatorial. Através de um sistema totalmente informatizado, a Central assumiu nesta semana a organização do acesso às consultas e exames oferecidos pela Capital aos pacientes da Região Metropolitana e Interior. 

Com a iniciativa, a Secretaria Estadual da Saúde pretende organizar a fila e diminuir o tempo de resposta ao paciente e a espera pela consulta. O diretor do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial (DAHA) da Secretaria da Saúde, Marcos Antônio Lobato, explica que o sistema vai permitir um mapeamento detalhado da demanda por consultas e exames especializados. "Para realizar o agendamento no sistema online, o município de origem tem que cadastrar os pacientes que vão formar a sua fila de espera, e isso vai permitir com que Estado consiga fazer um levantamento preciso das filas de espera para cada especialidade", informa Lobato. Com base nestas informações, o Estado poderá planejar a ampliação dos serviços conforme a demanda, que será conhecida em tempo real. 

Por meio de critérios mais claros para o agendamento da consulta, será possível agilizar o atendimento dos casos de maior gravidade e dar preferência para idosos e crianças, por exemplo. Outra vantagem para os usuários do SUS com a implantação da Central é a possibilidade de reduzir as faltas e perdas de consultas ocasionadas pela atual demora do mecanismo de marcação. "Só o fato de nós organizarmos o acesso já vai aumentar a oferta", afirma o diretor. 

Todo o processo de marcação de consultas começa nas unidades de saúde do SUS, onde o médico avalia a necessidade de realização de exames ou encaminhamento do paciente a uma consulta especializada. A solicitação é encaminhada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que cadastra o pedido no sistema informatizado, e este indica a disponibilidade e aciona o município de referência para a marcação. Antes da regulação informatizada, cada SMS precisava contatar o município de referência para o serviço e verificar a disponibilidade da oferta. 

Depois de consolidada a regulação do acesso às consultas e exames oferecidos pela Capital aos pacientes da Região Metropolitana e Interior, o sistema será expandido, regulando o fluxo das cidades que demandam a marcação de consultas e exames para outros municípios de referência que oferecem os serviços.


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria da Saúde - RS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581