Com o objetivo de modernizar e agilizar o processo de marcação de consultas e exames especializados pelo SUS, o Governo do Estado coloca em funcionamento a Central Estadual de Regulação Ambulatorial. Através de um sistema totalmente informatizado, a Central assumiu nesta semana a organização do acesso às consultas e exames oferecidos pela Capital aos pacientes da Região Metropolitana e Interior.
Com a iniciativa, a Secretaria Estadual da Saúde pretende organizar a fila e diminuir o tempo de resposta ao paciente e a espera pela consulta. O diretor do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial (DAHA) da Secretaria da Saúde, Marcos Antônio Lobato, explica que o sistema vai permitir um mapeamento detalhado da demanda por consultas e exames especializados. "Para realizar o agendamento no sistema online, o município de origem tem que cadastrar os pacientes que vão formar a sua fila de espera, e isso vai permitir com que Estado consiga fazer um levantamento preciso das filas de espera para cada especialidade", informa Lobato. Com base nestas informações, o Estado poderá planejar a ampliação dos serviços conforme a demanda, que será conhecida em tempo real.
Por meio de critérios mais claros para o agendamento da consulta, será possível agilizar o atendimento dos casos de maior gravidade e dar preferência para idosos e crianças, por exemplo. Outra vantagem para os usuários do SUS com a implantação da Central é a possibilidade de reduzir as faltas e perdas de consultas ocasionadas pela atual demora do mecanismo de marcação. "Só o fato de nós organizarmos o acesso já vai aumentar a oferta", afirma o diretor.
Todo o processo de marcação de consultas começa nas unidades de saúde do SUS, onde o médico avalia a necessidade de realização de exames ou encaminhamento do paciente a uma consulta especializada. A solicitação é encaminhada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que cadastra o pedido no sistema informatizado, e este indica a disponibilidade e aciona o município de referência para a marcação. Antes da regulação informatizada, cada SMS precisava contatar o município de referência para o serviço e verificar a disponibilidade da oferta.
Depois de consolidada a regulação do acesso às consultas e exames oferecidos pela Capital aos pacientes da Região Metropolitana e Interior, o sistema será expandido, regulando o fluxo das cidades que demandam a marcação de consultas e exames para outros municípios de referência que oferecem os serviços.