.
 
 
Saúde municipal lança linha de cuidado contra AVC e infarto
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


26/10/2011

Saúde municipal lança linha de cuidado contra AVC e infarto

O lançamento será em 29 de outubro, às 10h, em frente ao Monumento ao Expedicionário, no Parque da Redenção

Doenças neurovasculares, como o acidente vascular cerebral (AVC) e o infarto são responsáveis pelo maior índice de mortalidade em Porto Alegre e na Região Metropolitana, à frente de traumas, câncer e problemas respiratórios. Essa realidade motivou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a instalar a primeira Linha de Cuidado Simultâneo do AVC e do Infarto no país. O lançamento será em 29 de outubro, às 10h, em frente ao Monumento ao Expedicionário, no Parque da Redenção, de onde sairá uma caminhada aberta a quem quiser participar. A data assinala o Dia Mundial do AVC e é quando estará se encerrando a Semana Nacional de Combate ao AVC, que começou neste domingo, 23.

Com a nova Linha de Cuidado Simultâneo do AVC e do Infarto, a SMS pretende melhorar o acesso da população a acompanhamentos preventivos para reduzir os índices de AVC na Capital e Região Metropolitana. Será desenvolvido um programa completo de prevenção, tratamento e reabilitação, envolvendo assistência na rede básica de saúde, o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), as unidades de emergência e hospitais. A Rede Brasil AVC e os grandes hospitais de Porto Alegre são parceiros da SMS nessa iniciativa. 
  
A partir desta segunda-feira, 24, os atendentes dos cinemas de shopping centers de Porto Alegre estarão vestindo camisetas da campanha, e o público receberá exemplares de material informativo ao comprar ingressos para as sessões. A campanha de esclarecimentos sobre a doença e como preveni-la estará presente também no sistema de TV dos ônibus da empresa Carris.

Estatísticas revelam que uma em cada seis pessoas, no mundo todo, é atingida por AVC, que é também a principal causa de morte e de incapacitação no Brasil. Mas a boa notícia é que, segundo especialistas, 90% dos casos podem ser evitados com hábitos saudáveis - como a prática regular de exercícios físicos, boa alimentação e baixo consumo de álcool – e com o controle de doenças crônicas, como diabete e pressão arterial elevada. 


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria da Saúde - Porto Alegre

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581