.
 
 
Rio Grande do Sul
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


10/11/2011

Rio Grande do Sul

Estado recomenda realização do Teste do Pezinho do 3º ao 7º dia de vida

 

O Teste do Pezinho é direito de toda criança nascida em território nacional. Realizado gratuitamente em unidades básicas de saúde, ele pode detectar algumas doenças que podem deixar sequelas graves ao desenvolvimento e crescimento da criança. Preferencialmente, o período recomendado para a sua realização é na primeira semana de vida do bebê (do terceiro ao sétimo dia), o que garante um teste de melhor qualidade. Sua importância está em apontar precocemente a Fenilcetonúria, o Hipotireoidismo Congênito, a Anemia Falciforme e outras Hemoglobinopatias. Em breve o RS incluirá no exame o diagnóstico da Fribrose Cística. 

Quando realizado após a primeira semana de vida da criança, aumentam as chances de que sejam registrados resultados falsos positivos para a Fibrose Cística, o que implica em nova aplicação do exame. Essa é uma doença genética que causa distúrbios nas secreções de alguma glândulas. Estimativas do Ministério da Saúde apontam para um milhão e meio de portadores dessa doença no país, muitos ainda sem diagnóstico. 

É fundamental que as famílias saibam que a maior parte das doenças triadas no Teste do Pezinho são assintomáticas no período neonatal e que, portanto, não devem demorar em procurar a confirmação diagnóstica dos casos suspeitos. O risco é gerar sequelas graves e irreversíveis no desenvolvimento da criança, que só serão perceptíveis tardiamente. Dependendo da doença detectada, pode-se obter orientação sobre o tratamento nos Serviços de Referência em Triagem Neonatal, que contam com uma equipe multidisciplinar especializada, ou buscar apoio com especialistas. No RS, esse serviço existe no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas de Porto Alegre, local que recebe as coletas de sangue de todo o Estado para a análise. 

Regulamentado no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2001, com a criação do Programa Nacional de Triagem Neonatal, no Estado o exame já vinha sendo realizado gratuitamente desde 1999. Até hoje, mais de um milhão de recém-nascidos já fizeram o procedimento. Em 2010, 98% dos cerca de 126 mil recém-nascidos no RS fizeram o teste, quase 80% deles pelo SUS.

 TESTE DO PEZINHO

 O que é? 

O exame consiste na retirada de gotas de sangue do calcanhar do bebê. Por ser uma parte do corpo rica em vasos sanguíneos, o material pode ser colhido através de uma única punção, rápida e quase indolor. O teste diagnostica hoje a Fenilcetonúria, o Hipotireoidismo Congênito, a Anemia Falciforme e outras Hemoglobinopatias. Em breve será possível também o exame para Fibrose Cística. 

FENILCETONÚRIA 

É uma doença herdada dos pais onde as crianças que nascem com a mesma não conseguem desmanchar a fenilalanina, uma substância existente no sangue. Assim, esta substância se acumula no organismo, especialmente no cérebro, levando a deficiência mental. O diagnóstico e o tratamento precoce podem evitar totalmente o retardo mental.

 HIPOTIREOIDISMO CONGÊNITO

 É uma doença causada pela ausência ou pela reduzida produção do hormônio da Tireóide importante para o amadurecimento e funcionamento de vários órgãos, em especial o Sistema Nervoso Central. A falta do hormônio provoca retardo neuropsicomotor acompanhado de lesões neurológicas irreversíveis, além de outras alterações corporais. O diagnóstico e o tratamento prococe podem prevenir o retardo mental nas crianças que apresentam esta doença.

ANEMIA FACILFORME

É uma doença transmitida pelos pais, em que os glóbulos vermelhos diante de certas condições, alteram sua forma tornando-se parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Estes glóbulos alterados grudam-se uns nos outros, dificultando a passagem do sangue nos pequenos vasos do corpo, levando ao aparecimento de dor e inchaço nas juntas, anemia, infecções, etc. O portador da doença falciforme, desde que diagnosticado precocemente e acompanhado periodicamente pela equipe de saúde, pode ter uma vida normal.

 Quando fazer o teste? 

O teste do pezinho deve ser feito, preferencialmente, entre o 3º e o 7º dias de vida. Se, por algum motivo especial, o exame não puder ser realizado neste período, deve ser feito em até 30 dias após o nascimento, pois esta é a única maneira de descobrir estas doenças a tempo de tratá-las e impedir o aparecimento dessas complicações. 

Onde fazer? 

O Teste do Pezinho é realizado gratuitamente em mais de 1,5 mil unidades de saúde de todos os municípios do Estado do Rio Grande do Sul.


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria da Saúde - RS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581