.
 
 
Diminui a infestação do Aedes aegypti em Porto Alegre
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


14/11/2011

Diminui a infestação do Aedes aegypti em Porto Alegre

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou o resultado do Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa), realizado em outubro

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou hoje o resultado do Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre 17 e 21 de outubro. Os resultados mostraram uma redução nos índices de infestação predial do mosquito vetor da dengue em Porto Alegre em relação ao registrado em janeiro e maio deste ano. O Índice de Infestação Predial(IIP) médio da cidade foi de 0,2% no período, o que é considerado como de baixo risco pelo Ministério da Saúde. A definição de risco, segundo os critérios do Ministério da Saúde, são: índices de infestação predial menores ou iguais a 1% configuram situação de baixo risco, entre 1% e 3,9%, médio risco e acima de 3,9%, alto risco.

Dos 81 bairros amostrados, foram encontradas larvas do mosquito vetor da dengue em 43 deles (53%). Esse resultado mostra um decréscimo importante nos indicadores de infestação predial, em comparação com os LIRAas anteriores.  Apenas em um bairro foi registrado um IIP de 1,2% (valor mais elevado registrado neste LIRAa), o que configura uma condição de médio risco. Nos 38 bairros restantes (47%), não foram encontradas larvas do mosquito Aedes aegypti.

Exatos 15.545 imóveis foram visitados,tendo sido  encontrandas larvas de Aedes aegypti em 36 imóveis. Nesses locais foram identificados 39 criadouros. O levantamento registrou como criadouros mais frequentes do mosquito Aedes aegypti são os recipientes pequenos e móveis (vasos, potes, garrafas, pequenos recipientes móveis em geral), representando 48 % do total de locais com larvas.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Prevenção à Dengue, Maria Mercedes Bendati, o trabalho permanente das equipes nos meses de junho a outubro, em diversos bairros da cidade, somadas às condições climáticas se mostraram desfavoráveis ao mosquito. "Apesar da redução significativa da infestação, ressaltamos a necessidade de que se mantenha o envolvimento da população para o controle dos depósitos em suas residências e locais de trabalho, para reduzir o risco nos próximos meses, quando as chuvas e a temperatura favorecem o desenvolvimento do vetor", disse.

Liraa - O Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa) é a metodologia recomendada pelo Ministério da Saúde para a determinação do Índice de Infestação Predial (IIP) do mosquito vetor da dengue. Por meio da amostragem de imóveis do município, pode-se realizar um rápido diagnóstico da situação de presença do mosquito vetor na cidade. Em Porto Alegre, a metodologia é empregada desde 2003.


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria da Saúde - Porto Alegre

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581