.
 
 
Prêmio Dr. Salvador Célia
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


23/11/2011

Prêmio Dr. Salvador Célia

Prêmio reconhece trabalho de saúde em comunidades

Profissionais de atenção básica em saúde empenhados e apaixonados pelo que fazem serão reconhecidos com o Prêmio Dr. Salvador Célia, instituído pelo governo do Estado e que será entregue durante o 8º  Seminário Internacional da Primeira Infância e 1º Encontro Estadual de Visitadores Domiciliares. O evento ocorre entre os dias 23 e 24 de novembro, no Salão de Atos, prédio 4 da PUC/RS, na Avenida Ipiranga, 6681, Porto Alegre, e contará com debates sobre o tema Visitação Domiciliar: Vencendo desafios, contextualizando vivências, com abordagens a respeito da formação dos visitadores, de suas possibilidades de atuação e da relação entre eles e as famílias atendidas.

Homenagem - O nome da premiação homenageia o psiquiatra infantil Salvador Célia, que faleceu em julho de 2009, aos 68 anos. Ele dedicou parte de sua vida ao estudo e ao cuidado de bebês e crianças. Foi um defensor da ideia de que a base da prevenção da violência está no desenvolvimento de uma relação de apego e confiança dos bebês com suas mães, desde muito cedo.
 
Célia dizia que essa consciência deveria ser estimulada nos estudantes de Medicina. “O bebê nasce para se comunicar, buscar interação. A interação saudável gera capacidade de reagir com inteligência às adversidades, sem violência”, ensinava. Da mobilização liderada por ele em benefício da infância, surgiu a Semana do Bebê de Canela, promovida há 12 anos e que inspirou a realização da Semana Estadual do Bebê do Rio Grande do Sul, que terá a 9ª edição de 20 a 27 de novembro.

Atendimento – Em Porto Alegre, o programa realiza acompanhamento de cerca de mil famílias, com gestantes e crianças em situação de vulnerabilidade social, não atendidas por instituições de educação infantil. Em visitas domiciliares semanais, estagiários das áreas de pedagogia, psicologia, educação física e serviço social, orientados por assessores graduados nas diferentes áreas da saúde, assistência e educação, ensinam os cuidados necessários na gravidez e na infância.

Também preconizam a responsabilidade dos adultos na construção de vínculos de afeto, caráter, personalidade e desenvolvimento psicomotor das crianças. Atualmente, as comunidades atendidas pelo programa são Timbaúva, Jardim da FAPA, Jardim Pratásio Alves, Cruzeiro Tronco I e II, Ilhas, Vila Pinto, Abolição, Quilombo do Areal, Recanto do Sabiá, Safira e Safira Nova e Vila dos Papeleiros.

O Programa Primeira Infância Melhor (Pim) foi implantado pelo estado em 2003, para estimular o desenvolvimento integral de crianças, desde a gestação até os seis anos. Também promove ações complementares com cuidadores e famílias, por meio de visitação semanal e atividades comunitárias.  A Lei 12.544 de 2006 institui o Programa como parte integrante da Política Estadual de Promoção e Desenvolvimento da Primeira Infância, e prevê sua implementação por meio de parcerias com os municípios. Em Porto Alegre o programa foi implantado em janeiro de 2004, e passou a ser identificado como Primeira Infância Melhor – Porto Infância Alegre (Pim-Pia).


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria da Saúde - Porto Alegre

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581