.
 
 
Adolescentes que fumam são mais impulsivos, diz estudo
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


25/05/2009

Adolescentes que fumam são mais impulsivos, diz estudo

A impulsividade pode ser um importante fator de contribuição para o uso e abuso de substâncias

Estudo a ser publicado na revista científica Drug and Alcohol Dependence testou a se a busca de recompensas imediatas está relacionada ao uso de cigarro em adolescentes. O estudo foi realizado com 947 adolescentes entre 15 e 21 anos de idade (AUDRAIN-MCGOVERN et al., no prelo).

O estudo identificou três grupos: não fumantes, adoção rápida do fumo e adoção lenta e progressiva do fumo. Os adolescentes dos dois grupos de fumantes, sem haver diferenças entre eles, revelaram uma maior tendência de busca imediata de recompensas que os adolescentes não fumantes. O que indicou que os adolescentes fumantes são mais impulsivos que os adolescentes não fumantes.

O uso e abuso de substâncias iniciam-se, em geral, na adolescência. A impulsividade é um fator importante que influencia no uso do cigarro com também de outras substâncias. Pode ser definida como a busca de recompensas imediatas à custa de recompensas maiores no futuro.

Outro estudo, realizado por Steinberg et al. (2008) com 935 pessoas entre 10 e 30 anos de idade, demonstrou que a impulsividade aumenta entre as idades de 10 a 15 anos e vai reduzindo durante o final da adolescência, tornando-se um padrão mais estável ao longo da vida adulta. Portanto, uma maior impulsividade é uma característica comum a adolescência.

Contudo, o estudo de Audrain-McGovern et al. (no prelo) revelou que há adolescentes com uma maior tendência de busca imediata de recompensas, ou impulsividade, que outros adolescentes. O que torna os adolescentes mais impulsivos mais vulneráveis ao uso do fumo.

A nicotina contida no cigarro apresenta uma função estimulante ao cérebro inicialmente. Contudo, ao longo do tempo torna-se deletéria as funções cerebrais para os cérebros de adolescente, que ainda está em desenvolvimento, podendo representar comprometimentos de funções como a memória e atenção em longo prazo.

Estima-se que em torno de 10% a 12 % de adolescentes sejam fumantes no Brasil (MALCON, MENEZES, CHATKIN, 2003; SEGAT et al., 1998). O que coloca o assunto em pauta para as questões de saúde pública.

 

Referências

AUDRAIN-MCGOVERN, J. et al. Does delay discounting play an etiological role in smoking or is it a consequence of smoking? Drug and Alcohol Dependence, no prelo, 2009.

MALCON, M. C.; MENEZES, A. M. B.; CHATKIN, M. Prevalência e fatores de risco para tabagismo em adolescentes: estudo de base populacional, no sul do Brasil / Prevalence and risk factors for smoking in adolescents: a population based study, southern Brazil. Revista de Saúde Pública, v. 37, n. 1, p. 1-7, fev. 2003.

SEGAT, F. M. et al. Fatores de risco associados ao tabagismo em adolescentes. Adolescência Latinoamericana., v. 1, n. 3, p.163-169, out.-dez. 1998.

STEINBERG, L. et al. Age Differences in Sensation Seeking and Impulsivity as Indexed by Behavior and Self-Report: Evidence for a Dual Systems Model. Developmental Psychology, v. 44, n. 6, p. 1764-1778, nov. 2008.

 

Matérias relacionadas no SIS.Saúde

Documentário Fumando Espero
Obra será exibida nessa sexta-feira, na TV e internet


Você sabia da existência da relação entre dependência de tabaco e cor da pele?
Pessoas que apresentam maior quantidade de melanina fumam mais, aponta estudo


Lei antifumo aponta resultados antes mesmo de vigorar
Busca por tratamento para deixar de fumar cresce após lei em São Paulo


Imposição da lei reduz número de adolescentes fumantes nos EUA
País reforçou controle sobre venda de cigarro para menores


Derrubadas liminares da indústria do fumo
Decisão a favor das novas imagens previstas para as embalagens de cigarro


Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre intensifica combate ao tabagismo
Segundo pesquisas, Porto Alegre é a capital com a maior prevalência de jovens fumantes no país

 


Autor: Marli Appel - Equipe SIS.Saúde
Fonte: Vide Referências

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581