.
 
 
Glaucoma: prevenção é saúde e menor custo social
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


25/05/2009

Glaucoma: prevenção é saúde e menor custo social

A busca por soluções eficazes para tratar as causas do glaucoma equivale ao custo de uma guerra

Expectativa é de que 8,4 milhões de pessoas no mundo ficarão cegos em 2010 em conseqüência do glaucoma. A melhor forma de evitar o agravamento da situação é manter-se atento e realizar, pelo menos, o exame anual no oftalmologista. Dia 26 de maio (terça-feira) é dia nacional de prevenção à doença.

A busca por soluções eficazes para dominar o aumento de pressão intra-ocular, uma das causas que desencadeiam o glaucoma, é permanente na indústria de medicamentos. Somente nos Estados Unidos, o custo com que arca o país para tratar casos de glaucoma alcança a cifra de R$ 3 bilhões por ano, de acordo com informações da Organização Mundial da Saúde (OMS). "É tanto investimento quanto o exigido em uma guerra", compara o oftalmologista do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), especialista em glaucoma, Juscelino Oliveira.

O último relatório do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) informa que o glaucoma será responsável pela perda de visão de 8,4 milhões de pessoas no mundo até 2010. No Brasil, a estimativa é de que quase cem mil pessoas sejam portadoras da neuropatia, considerada a maior responsável pela perda de visão sem solução da atualidade.

Conforme Oliveira, o método mais coerente de evitar que o glaucoma chegue de surpresa e se instale sem solução é reconhecer os fatores de risco e consultar anualmente o oftalmologista.

Apresentação - Há diferentes tipos de glaucoma, o neovascular, que provoca a geração de novos vasos nas enfermidades retinianas, o de ângulo aberto, que se caracteriza pelo aumento de pressão e excesso de produção de líquidos intra-oculares, enumera o médico. O glaucoma de ângulo fechado, que apresenta pressão intra-ocular elevada pela diminuição do escoamento de líquidos. A origem do glaucoma pode estar em um fator genético ou secundário, quando surge a partir de traumas, queimaduras, mal-formações, inflamações pós-cirúrgicas, por medicamentos, diabetes e oclusões vasculares.

Segunda maior causa conhecida de cegueira no mundo, o glaucoma é responsável por 12,3% dos casos de perda de visão em adultos, atrás apenas da catarata (47,8%), que é reversível. Quando se trata de cegueira irreversível, o glaucoma é a maior causa. Conforme o CBO, a prevalência do glaucoma aumenta com a idade. É estimada entre 1% a 2% na população de forma geral, chegando a 6% a 7% após os 70 anos de idade.

Quanto mais cedo o paciente iniciar o tratamento para o glaucoma, menores serão os danos relacionados com a perda de visão e mais fácil o controle da doença, alerta Juscelino Oliveira.

Matérias relacionadas publicadas no SIS.Saúde

Cresce consumo de colírio gratuito para glaucoma
Hoje, mais de 25% dos doentes utilizam colírio distribuído pelo governo. Programa pode reduzir o abandono do tratamento por dificuldades financeiras, conforme indica estudo


Glaucoma: prevenção e tratamento
A doença é principal causa de cegueira irreversível


OLHOS: mudança de estação pede cuidados extras
Mulheres, micreiros, quem trabalha em ambientes fechados são os mais afetados


Óculos de famácia prejudicam visão
Óculos prontos podem agravar a presbiopia e causar astigmatismo


12 de março é o Dia Mundial do Glaucoma
Embora sem cura, a doença pode ser controlada se diagnosticada precocemente


Colírios genéricos e de marca têm fórmulas diferentes
Análise da bula de antiglaucomatosos aponta diferenças nos ingredientes excipientes que garantem a absorção dos medicamentos


Verão ameaça saúde dos olhos
Conjuntivite, fotoceratite e olho seco podem ser prevenidos com medidas simples


Saúde dos olhos
Estudo afirma que visão dos maiores de 50 corre risco


Autor: Teresa Cristina Machado e José Jance Grangeiro
Fonte: Assessoria de imprensa HOB

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581