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Projeto de Modernização e Informatização da Saúde
 
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06/12/2011

Projeto de Modernização e Informatização da Saúde

Informatização da Saúde agiliza o acesso aos serviços na Capital

A prefeitura está investindo em tecnologia para ampliar e agilizar o acesso dos cidadãos aos serviços de saúde por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Os resultados alcançados e as metas futuras do Projeto de Modernização e Informatização da Saúde foram apresentados na manhã desta segunda-feira, 5, pelo prefeito José Fortunati e a equipe da secretaria municipal, durante solenidade no Hotel Sheraton. (fotos) (vídeo)

Acesso mais rápido a consultas, prontuário eletrônico com histórico de atendimento e informações precisas para sustentar o planejamento são alguns dos benefícios que a integração do sistema de gestão da saúde vai oferecer aos usuários. A informatização da rede municipal já apresenta resultados concretos de qualificação por meio da Central de Marcação de Consultas e da Central de Regulação de Leitos.

Para o prefeito, enfrentar o desafio da informatização na saúde é promover a transparência numa das áreas prioritárias de atendimento aos cidadãos. "O SUS é a principal conquista da população brasileira no âmbito das políticas públicas. Por isso é fundamental é praticarmos de fato a indispensável transparência na gestão, usando a tecnologia a serviço da saúde pública na nossa Capital", defendeu Fortunati.   

O secretário municipal da Saúde, Carlos Henrique Casartelli, reforçou que a informatização permite conhecer com clareza a situação dos atendimentos oferecidos e das necessidades da população, com um controle mais qualificado em relação ao método anterior. "Com a informatização é possível realizar a gestão com base em dados concretos, identificando quais especialidades têm maior ou menor demanda para definir quais áreas precisam de mais investimento", avaliou Casartelli.

Consultas - Como parte da primeira etapa da modernização, as consultas com especialistas são solicitadas on line pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) à Central de Marcação. Conforme o secretário-adjunto da Saúde, Marcelo Bosio, o objetivo é utilizar as informações vialibilizadas pela informatização para qualificar o acesso às consultas, considerando a prioridade por gravidade e a fila de espera. Conforme Bosio, Porto Alegre é pioneira entre as capitais a praticar um novo modelo de marcação integrado à central do estado. 

Essa integração entre Capital e estado beneficia os pacientes do interior que necessitam de marcação de consultas com especialistas. Agora, o agendamento é feito on line pela Central de Regulação estadual, por encaminhamento do município de origem do paciente. Casartelli destacou que 45% da demanda de serviços de Porto Alegre é ofertada a moradores da Região Metropolitana e do interior.

Leitos - A regulação oportunizada pela integração da rede permitiu que a prefeitura evoluísse de 5% para 40% no controle dos leitos hospitalares disponíveis, sabendo em tempo real quantos estão vagos e onde estão localizados. O monitoramento é feito por meio de um mapa de leitos destinados ao SUS. Do início da modernização em janeiro até outubro, foram reguladas 63.661 internações hospitalares. Em 2009, eram 1.085. A meta da SMS é chegar à média de 15 mil por mês. 

A rede municipal deverá estar totalmente informatizada até dezembro de 2012. Nesse processo, também serão conectados ao sistema informatizado os serviços de atenção primária em saúde, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), a área de gestão hospitalar, o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e a Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde. Neste mês, a informatização chega à Autorização de Procedimentos de Alto Custo (Apac), onde deverá estar plenamente instalada em fevereiro. "Todo o projeto objetiva dar segurança ao cidadão. Trabalhamos pela eficiência quanto à diagnóstico, tempo adequado e local de atendimento, para que os cidadãos estejam vinculados a uma unidade de saúde e saibam onde ir quando necessitem", completou Bosio.

A modernização caminha para o momento em que os históricos de atendimentos dos pacientes, incluindo consultas, solicitações de exames e diagnósticos, entre outras informações, poderão ser rapidamente acessados em qualquer unidade da rede. Outra novidade é que a comunicação dos usuários com a rede de saúde será ampliada, e o agendamento de consultas com especialistas poderá ser informado ao paciente por meio de mensagem enviada ao telefone celular.

Cartão SUS - Um recurso importante para a identificação dos usuários será o Cartão Nacional de Saúde, apresentado hoje na solenidade. O prefeito fez o seu cadastro e recebeu o documento que está em fase de testes pela SMS. A partir de março, a secretaria realizará um amplo cadastramento dos usuários do SUS, incluindo registro biométrico, para emissão dos cartões de identificação dos pacientes.

A inovação estará presente também na Ouvidoria da SMS, que passará a fazer parte da Central de Relacionamento com o Usuário, por meio da qual poderão ser solicitados esclarecimentos de dúvidas e informações sobre consultas, entre outros serviços. Mantendo toda a rede de saúde articulada, a SMS fortalece o compromisso com o atendimento integral e permanente aos cidadãos.

Parceria - A nova infraestrutura de comunicação (Inforede) é desenvolvida pela Secretaria Municipal da Saúde em parceria com a Procempa, com apoio do Grupo GSH - Gestão e Tecnologia em Saúde. A implantação do Inforede passa pelo projeto wireless, que já interliga 86% da rede de saúde. O sistema por Internet banda larga compreende transmissão de dados, voz e imagem, interligar todos os setores da rede municipal de saúde.


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria da Saúde - Porto Alegre
Autor da Foto: Ricardo Giusti/PMPA

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