.
 
 
Estudo com camundongos mostra como som pode despertar medo
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


09/12/2011

Estudo com camundongos mostra como som pode despertar medo

Cientistas testaram como 'emoções' são interpretadas dentro dos animais. Pesquisa foi divulgada na revista científica 'Nature'

 

Pesquisadores de um instituto suíço identificaram como camundongos podem sofrer a sensação de medo após ouvirem certos tipos de sons. O estudo foi divulgado na edição desta semana da revista científica "Nature".

Ao tentar entender o que o corpo faz ao processar sensações recebidas do exterior, a equipe do cientista Andreas Lüthi descreveu um sistema de circuitos neurais que é responsável pelo aprendizado do medo.

As sensações de medo e ansiedade são desenvolvidas em uma região no cérebro conhecida como amígdala - que não deve ser confundida com as estruturas de mesmo nome localizadas no fundo da garganta.

Alterações nesta área podem levar a distúrbios de ansiedade, condições que são observadas em 10% de todos os adultos no mundo.

Segundo os cientistas, umas das causas possíveis para tantos casos de ansiedade seria o fato das pessoas encararem certas situações ou objetos como se fossem mais perigosos do que realmente são.

Mas as sensações humanas não existiriam se uma outra região do cérebro - o córtex - não interpretasse os sinais enviados pela natureza: cheiros, imagens, ruídos, gostos e texturas.

Normalmente, o córtex é mais lembrado por ser o local no cérebro responsável pela percepção e pela capacidade de aprendizado. Mas agora os cientistas começam a estudar a área com a atenção voltada para os sentimentos que são despertados em uma pessoa.

Uma dessas áreas é exatamente o sistema de circuitos neurais descoberto por Lüthi, que é professor na Universidade da Basileia.

Durante o trabalho no Instituto Friedrich Miescher de Pesquisa Biomédica, o especialista fez camundongos se sentirem incomodados toda vez que determinado som era emitido. Enquanto "aprendiam" a ter medo, os animais tinham seus neurônios monitorados pelos pesquisadores.

Os cientistas descobriram que cada som "desagradável" que os camundongos escutavam despertava uma redução na atividade de inibição das sinapses - regiões usadas por um neurônio para se comunicar com o outro. Essa diminuição seria indispensável ao aprendizado do medo, segundo Lüthi.


Autor: Redação
Fonte: G1

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581