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27/05/2009

Ensino Superior Interativo

Estudo brasileiro divulga ações positivas, realizadas para um melhor aprendizado durante a graduação

Com o objetivo de propiciar aos alunos um melhor aprendizado do conteúdo nas aulas práticas e teóricas, o corpo docente da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), implementou modificações na disciplina de Patologia Geral.

O estudo de patologias representa um elemento importante na formação acadêmica de médicos. Contudo, o seu aproveitamento por vezes é complexo e de pouco interesse por parte dos alunos. Com o avanço da medicina de alta complexidade, os alunos acreditam que os componentes do estudo que não se relacionam diretamente à pratica médica não são de interesse.

Até 2003, a estrutura do curso de Patologia Geral obedecia à tradicional divisão de aulas expositivas, estudos dirigidos em pequenos grupos de alunos sobre temas de cada módulo, além de aulas práticas de macro e microscopia.

Os estudantes do curso de PG da EBMSP foram solicitados a preencher um questionário sobre modificações implementadas na disciplina (contratação de mais monitores e a criação de um CD-ROM, contendo materiais mais práticos e complementares). Eles também tiveram de realizar quatro provas teóricas, uma prova prática no fim do semestre, e mais uma avaliação baseada no desempenho nos estudos dirigidos semanais, para avaliar a eficácia dos novos métodos de ensino.

As mudanças na disciplina foram avaliadas positivamente pelos estudantes, contribuindo para um melhor desempenho destes nas avaliações e um melhor aproveitamento do curso. Assim, depreende-se que a incorporação de novos elementos nos planos pedagógicos estimulam o interesse dos alunos.

No entanto, o aproveitamento das oportunidades oferecidas pelas tecnologias digitais depende fundamentalmente do aluno assumir a condição de sujeito ativo do processo ensino-aprendizagem, afirmam os responsáveis pelo estudo. Dessa maneira, essa pesquisa serve como apoio para a implementação de políticas pedagógicas de ensino, buscando alternativas que propiciem a um melhor aproveitamento dos cursos de graduação nas áreas da saúde.

Referência

NEVES, Flávia Branco Cerqueira Serra et al. Impacto da Introdução de Mídia Eletrônica num Curso de Patologia Geral, Revista Brasileira de Educação Médica, v. 32, n. 4, p. 431–436, 2008.
 


Autor: Fábio P. de Brito - Equipe SIS.Saúde
Fonte: Vide Referência

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