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Procon Porto Alegre aumenta atendimento durante o Natal
 
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22/12/2011

Procon Porto Alegre aumenta atendimento durante o Natal

Em dezembro, número de atendimentos aumenta em média de 20% a 25%

Nem só as ruas e o comércio de Porto Alegre se agitam durante os festejos natalinos. Os corredores do Procon Municipal também. Segundo o diretor executivo do órgão, Omar Ferri Júnior, em dezembro o número de atendimentos aumenta em média de 20% a 25%. Já durante o ano, passam pelo Procon em torno de 1,6 mil a 1,7 mil pessoas por mês. Cerca de 87% das demandas são atendidas, com resultados positivos. O restante continua sendo discutido na justiça. 

O perfil de queixa muda totalmente em dezembro. Neste mês, a maioria dos consumidores quer renegociar as dividas, liberando o crédito para as compras de fim de ano. Em 2011, segundo Ferri, as questões financeiras englobaram apenas 21% dos atendimentos, enquanto a telefonia representou 15%. Os líderes das reclamações são a troca de produtos por defeitos e custos cobrados a mais. 

Ferri Junior faz questão de salientar que todo o atendimento a consumidores e fornecedores em Porto Alegre é feito pelo Procon Municipal, que possui uma estrutura que permite atender, sem maiores problemas, a todos consumidores porto-alegrenses. Frisa ainda que existe também o Procon Estadual, mas que sua atuação se restringe a cidades do interior.

O Procon de Porto Alegre conta com 65 funcionários e 20 estagiários, que atuam na área do Direito. Vinculado à Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), o órgão visa a promover a defesa dos direitos da população no âmbito municipal. Para isso, promove conciliações entre fornecedores e consumidores e realiza ações que informam, orientam e educam compradores e vendedores, por meio de palestras e distribuição de material informativo.

Entre as demandas resolvidas pelo órgão e considerada inédita no país pelo diretor executivo do Procon, está a de um consumidor que conseguiu receber um carro novo, depois de reclamar dos constantes problemas que ele apresentava.

Hoje, o Procon recebe as queixas por e-mail - procon@smic.prefpoa.com.br - pessoalmente, na Rua dos Andrades, 686, das 9h às 16h, ou pelos telefones (51) 3289-1774, 3289-1712 e 3289-1769. Ferri Júnior anuncia que, em 2012, o serviço por e-mail será desativado devido à baixa procura pelos consumidores. Mais informações podem ser obtidas em www.portoalegre.rs.gov.br/procon.

 


Autor: Imprensa PMPA
Fonte: Procon Porto Alegre

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