.
 
 
Samaritano aponta importantes ganhos no processo para a acreditação das Unidades da Fiocruz
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


25/12/2011

Samaritano aponta importantes ganhos no processo para a acreditação das Unidades da Fiocruz

O projeto contou com o envolvimento direto das áreas de Responsabilidade Social e de Qualidade do Hospital Samaritano e consultores externos especializados.

O Hospital Samaritano de São Paulo finalizou no mês de novembro o seu Programa de Desenvolvimento e Apoio à Gestão Assistencial das Unidades Assistenciais da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para acreditação hospitalar. O projeto teve início em 2009 e foi desenvolvido pelo Samaritano para o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi/SUS) com o  objetivo de aprimorar a qualidade dos serviços prestados e aumentar a  segurança do paciente para unidades da Fiocruz no processo preparatório para a acreditação.

Neste mesmo mês, duas unidades ambulatoriais da Fiocruz foram acreditadas pelo programa de acreditação internacional da Joint Commission International (JCI), um dos mais importantes órgãos certificadores de padrões de qualidade em saúde no mundo: o Serviço de Referência Nacional em Filarioses do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CpAM/Fiocruz Pernambuco) e o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Cesteh/Ensp – Rio de Janeiro).

O projeto contou com o envolvimento direto das áreas de Responsabilidade Social e de Qualidade do Hospital Samaritano e consultores externos especializados. Para acompanhar o processo preparatório e implementar as melhorias de Instituição, foi instituído um comitê Gestor, composto pelas equipes internas e externas do Samaritano, bem como pela diretoria da Fiocruz e das Unidades participantes.

Segundo o Superintendente de Responsabilidade Social do Hospital Samaritano, Dr. Luiz Maria Ramos Filho, o envolvimento das equipes das unidades foi primordial para a melhoria contínua de processos. “Nosso objetivo foi preparar as Instituições para que pudessem pleitear a certificação de qualidade em saúde. Contribuir para as que as unidades pudessem aprimorar seus processos e garantir um cuidado mais seguro foi extremamente significativo para o Hospital Samaritano”, acrescenta o superintendente.     

Dentre as atividades promovidas pelo Samaritano neste processo preparatório destacam-se: capacitação dos colaboradores em diversos temas, como metas internacionais de segurança do paciente, importância da lavagem das mãos e eventos adversos; monitoramento da segurança das instalações físicas; implantação do uso de indicadores para acompanhar processos, bem como de um plano de gerenciamento de riscos e um de contingências e emergências; intensificação do programa de controle de infecção hospitalar; incentivo ao preenchimento completo do prontuário; organização do fluxo de trabalho, entre outros. 

Sobre a Fundação Oswaldo Cruz

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde, é a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina. Criada em 25 de maio de 1900 - com o nome de Instituto Soroterápico Federal -, a Fiocruz nasceu com a missão de combater os grandes problemas da saúde pública brasileira. Para isso, moldou-se ao longo de sua história como centro de conhecimento da realidade do País e de valorização da medicina experimental.


Hoje, a instituição abriga atividades que incluem o desenvolvimento de pesquisas; a prestação de serviços hospitalares e ambulatoriais de referência em saúde; a fabricação de vacinas, medicamentos, reagentes e kits de diagnóstico; o ensino e a formação de recursos humanos; a informação e a comunicação em saúde, ciência e tecnologia; o controle da qualidade de produtos e serviços; e a implementação de programas sociais. São mais de 7.500 servidores e profissionais com vínculos variados, uma força de trabalho que tem orgulho de estar a serviço da vida.

Sobre o Hospital Samaritano

Com 117 anos de atividades, o Samaritano é um dos principais centros de excelência em saúde do país. É um Hospital Geral com foco em Cardiologia, Neurologia, Nefrologia, Ortopedia, Oncologia Medicina Diagnóstica e Terapêutica e Emergência com atenção ao Idoso e à Criança. A excelência no atendimento à saúde foi atestada, por três vezes consecutivas (2004, 2007 e 2011), pelo mais importante órgão certificador de padrões de saúde do mundo, a Joint Commission International (JCI) e foi qualificado em 2008, como um dos seis Hospitais de Excelência, pelo Ministério da Saúde. Neste ano inaugurou um prédio, que compõe o Novo Complexo Hospitalar, composto por 19 andares com leitos de internação e de UTI – Unidade de Terapia Intensiva, moderna Medicina Diagnóstica, novos espaços de Gastronomia e Nutrição, Centro Cirúrgico para alta complexidade, além de outras facilidades.


Autor: Imprensa
Fonte: CDN Comunicação Corporativa

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581