.
 
 
13ª CRS divulga mapeamento atualizado das unidades de referência para atendimento de pacientes
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


05/01/2012

13ª CRS divulga mapeamento atualizado das unidades de referência para atendimento de pacientes

As mudanças mais significativas, conforme Gomes, ocorreram nas unidades para atendimento de alta complexidade

Depois de oito meses de trabalho do grupo técnico, a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) apresentou, esta semana, aos gestores municipais do setor o mapeamento atualizado das unidades de referência para atendimento de pacientes por área de serviço. O delegado da CRS, Paulo Augusto Gomes, afirma que as informações servirão como uma espécie de manual norteador aos secretários sobre a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. A revisão de todo o mapa começou em abril de 2011, após a publicação do raio X da saúde no jornal Gazeta do Sul, de Santa Cruz do Sul com as referências da saúde para a região, onde se constatou que havia muitas dúvidas sobre o local para onde deveriam ser encaminhadas as pessoas para tratamentos.

A equipe da 13ª CRS trabalhou com os técnicos atuando cada um em sua área, com os apontamentos para a elaboração do novo mapeamento das referências. As mudanças mais significativas, conforme Gomes, ocorreram nas unidades para atendimento de alta complexidade. O delegado afirma que o objetivo foi conseguir um estabelecimento de saúde mais próximo do município. As especialidades que tiverem maiores problemas de demanda terão outras opções de referência.

 A conclusão do mapeamento, de acordo com Gomes, está dentro do planejamento do ano passado. Mas ele observa que a listagem não é engessada e estará em constante alteração para garantir todas as referências na região ou na macrorregião. O delegado ressalta que algumas mudanças já estão previstas, como o credenciamento do Hospital Santa Cruz na área de cardiologia. Mas as alterações somente serão feitas após a publicação no Diário Oficial da União.

Todos os integrantes do colegiado de gestores municipais de saúde receberam uma cópia do novo mapeamento. Gomes ressalta que o próximo passo, agora, é trabalhar forte para garantir o acesso mais fácil aos hospitais de referência, de acordo com as portarias ministeriais, para evitar os problemas com falta de leitos e outras questões que atualmente dificultam muitas vezes o atendimento.

Garantia de acesso vira novo desafio

A reorganização do mapa das referências é considerada, pelos gestores de saúde, o primeiro passo para melhorar o atendimento na região. O secretário de Vera Cruz, Valdir Justmann, afirma que ainda há muitos entraves para obter vagas nos hospitais, principalmente em atendimentos de alta complexidade. "Muitas vezes, não há leito ou faltam profissionais para o atendimento", observa. 

O secretário de Herveiras, Lírio Hoesel, afirma que esta semana ainda não foi necessário recorrer às informações do mapeamento. Mas ressalta que o trabalho contribuiu para situar melhor as referências. "Está havendo um grande esforço pelo delegado da CRS e sua equipe para regularizar a questão. A expectativa agora é ter direito aos acessos nesses locais", disse. Ressalta que uma cópia do documento ficará com o motorista de plantão da ambulância.

O secretário de Saúde de Candelária, Aristides Feistler, salienta que a região precisa do mapeamento. No entanto, observa que não adianta ter no papel se não há garantia de acesso aos locais de referência. "Nossa região é uma das mais atrasadas no atendimento segundo o que preconiza o decreto que regulamenta o SUS. Precisamos fazer a rediscussão das referências dentro dela", afirma. Observa que o novo mapa é o primeiro passo, pois o anterior era fictício. "Existia no papel, mas não funcionava na prática", conclui. 

Feistler observa que os problemas de atendimento muitas vezes não são culpa dos hospitais, pois os estabelecimentos não têm teto financeiro suficiente para atender a demanda. Também observa que o Hospital de Emergência Regional (HER) contribuirá para mudar a situação no maior gargalo existente na área da saúde na região, com os atendimentos de média e alta complexidade em traumatologia e ortopedia.

O secretário de Saúde de Venâncio Aires, Vilson Gauer, ainda defende a necessidade de criar, na região, os serviços de traumato e neurocirurgia. Considera importante o novo mapeamento das referências, pois evita muitas ligações para conseguir encaminhar os pacientes ao atendimento e é importante para o conhecimento do público. Gauer observa que, nos último anos, o Estado avançou na ampliação da estrutura de serviços de saúde.

Hospital de Emergência

O maior ponto de referência que a 13ª CRS almeja atualmente incluir no mapeamento é o HER, previsto para funcionar na estrutura inacabada do Hospital dos Passos, em Rio Pardo, com serviços de emergência e urgência de média e alta complexidade em traumatologia e ortopedia a curto prazo pelo SUS. O delegado da coordenadoria de saúde, Paulo Augusto Gomes, trabalha com um desafio: "Em três anos, seremos o melhor território de saúde pelo SUS do País".

Operacionalidade

O mapeamento, conforme o secretário de Saúde de Rio Pardo, Augusto Pellegrini, representa um documento para os gestores do setor cobrarem o atendimento nos locais de referência. Afirma que a parte teórica está disponível aos gestores de saúde e agora é necessário garantir a operacionalidade. Observa que um dos problemas são os hospitais que trabalham acima dos valores que recebem pelos serviços. "Precisamos pressionar o Estado para que aumente o teto para algumas especialidades, a fim de haver mais atendimentos", defende.

REFERÊNCIAS PARA TODOS OS MUNICÍPIOS DA 13ª CRS - doenças

Neurologia

Neurocirurgia vascular, traumas e anomalias do desenvolvimento, coluna e nervos periféricos, neurocirurgia vascular e tumores do sistema nervoso: Hospital Bruno Born, de Lajeado
Neurocirurgia da dor e funcional - Hospital São Vicente de Paulo e Hospital Cidade, de Passo Fundo
Epilepsia: Hospital São Lucas da PUC,  Hospital de Clínicas, Hospital Cristo Redentor, Hospital Santa Casa de Misericórdia - todos de Porto Alegre
Endovascular: Hospital São Lucas da PUC,  Hospital de Clínicas, Hospital Cristo Redentor, Hospital Santa Casa de Misericórdia - todos de Porto Alegre. Hospital São Vicente de Paulo e Hospital Cidade, de Passo Fundo
Estereotáxica: Hospital São Lucas da PUC, Hospital de Clínicas, Hospital Santa Casa de Misericórdia - todos de Porto Alegre
Obs.: Em breve nova referência regional em neurologia: Hospital Caridade Beneficência, de Cachoeira do Sul (aguardando publicação no Diário Oficial da União)

Cardiologia
Cirurgia cardiovascular, cirurgia vascular, cirurgia intervencionista: Hospital Bruno Born, de Lajeado
Cirurgia cardiovascular pediátrica: Hospital São Lucas da PUC, Fundação Universitária de Cardiologia e Hospital Santa Casa de Misericórdia - todos de Porto Alegre
Eletrofisiologia e procedimento endovascular: Hospital São Lucas da PUC, Fundação Universitária de Cardiologia, Hospital de Clínicas, Hospital Santa Casa de Misericórdia - todos de Porto Alegre
Obs.: Em breve nova referência regional em cardiologia: Hospital Santa Cruz (aguardando publicação no Diário Oficial da União)

Oncologia
Radioterapia, quimioterapia e cirurgia oncológica: Hospital Ana Nery 
Oncopediátrica: Hospital de Clínicas, Hospital Santa Casa de Misericórdia, Hospital São Lucas da PUC, Hospital Conceição - todos de Porto Alegre
Braquioterapia: Hospital de Clínicas e Hospital Santa Casa de Misericórdia, de Porto Alegre

Outras especificidades

Hemato: Hospital Bruno Born, de Lajeado
Má-formação labiopalatal: Hospital de Clínicas, Hospital São Lucas da PUC, de Porto Alegre
Tratamento de lipodistrofia ao portador de HIV/AIDS: Hospital Nossa Senhora da Conceição (Porto Alegre) e Hospital Geral (Caxias do Sul)
Assistência a queimados: Hospital de Pronto Socorro e Hospital Cristo Redentor, de Porto Alegre, e Hospital Santa Casa de Misericórdia, de Rio Grande
Assistência à pessoa com indicação para o processo transexualizador: Hospital de Clínicas, de Porto Alegre
Assistência à pessoa com deficiência: Hospital São José, de Giruá, e Associação Canoense de Deficientes Físicos, de Canoas
Obesidade crônica: Hospital de Clínicas e Hospital São Lucas da PUC (ambos de Porto Alegre), Hospital Bruno Born (Lajeado), Hospital Universitário (Canoas) 

Demais referências
Sistema AGHOS - Sistema digital de gestão de marcação de consultas estadual operado pelas secretarias de saúde dos municípios 

REFERÊNCIA PARA OS MUNICÍPIOS DA 13ª CRS

Sinimbu
Urgência/emergência: plantão do Hospital Beneficente Sinimbu
Traumato-ortopedia (eletiva e urgência): Hospital Santa Cruz
Traumato-ortopedia pediátrica: Hospital Universitário, de Canoas
Traumato-ortopedia - urgência/emergência: Hospital de Pronto Socorro, de Canoas 
Gestante de alto risco: Hospital Santa Cruz, Hospital Fêmina,  Hospital Presidente Vargas, 
de Porto Alegre
Nefrologia: Clínica Unirim, de Santa Cruz do Sul
Saúde mental: Hospital São Sebastião Mártir, Hospital dos Passos, Hospital Candelária.
Oftalmologia: Hospital São Sebastião Mártir e  Oftalmologia RGA, de Candelária.
UTI: Central de Leitos, de Porto Alegre

Herveiras
Urgência/emergência: plantão do Hospital de Vale do Sol
Traumato-ortopedia (eletiva e urgência): Hospital Santa Cruz
Traumato-ortopedia pediátrica: Hospital Universitário, de Canoas
Traumato-ortopedia - urgência/emergência: Hospital de Pronto Socorro, de Canoas 
Gestante de alto risco: Hospital Santa Cruz, Hospital Fêmina,  Hospital Presidente Vargas, 
de Porto Alegre
Nefrologia: Clínica Unirim, de Santa Cruz do Sul
Saúde mental: Hospital São Sebastião Mártir, Hospital dos Passos, Hospital Candelária
Oftalmologia: Instituto de Oftalmologia RGS SUS, de Candelária
UTI: Central de Leitos, de Porto Alegre

Gramado Xavier
Urgência/emergência: 
plantão do Hospital de Boqueirão do Leão
Traumato-ortopedia (eletiva e urgência): Hospital Santa Cruz
Traumato-ortopedia pediátrica: Hospital Universitário, de Canoas
Traumato-ortopedia - urgência/emergência: Hospital de Pronto Socorro, de Canoas 
Gestante de alto risco: Hospital Santa Cruz, Hospital Fêmina,  Hospital Presidente Vargas, 
de Porto Alegre
Nefrologia: Clínica Unirim, de Santa Cruz do Sul
Saúde mental: Hospital São Sebastião Mártir, Hospital dos Passos, Hospital Candelária
Oftalmologia: Instituto de Oftalmologia RGA, de Candelária
UTI: Central de Leitos, de Porto Alegre

Mato Leitão
Urgência/emergência: plantão do Hospital São Sebastião Mártir
Traumato-ortopedia (eletiva): Hospital São Sebastião Mártir, de Venâncio Aires 
Traumato-ortopedia (eletiva e urgência): Hospital Santa Cruz
Traumato-ortopedia pediátrica: Hospital Universitário, de Canoas
Traumato-ortopedia - urgência/emergência: Hospital de Pronto Socorro, de Canoas  
Gestante de alto risco: Hospital
Santa Cruz, Hospital Fêmina,  Hospital 
Presidente Vargas, de Porto Alegre
Nefrologia: Hospital São Sebastião 
Mártir, de Venâncio Aires, e Clínica Unirim, de Santa Cruz do Sul
Saúde mental: Hospital São Sebastião Mártir, Hospital dos Passos, Hospital Candelária.
Oftalmologia: Hospital São Sebastião Mártir e Oftalmologia RGA, de Candelária
UTI: Central de Leitos, de Porto Alegre

Venâncio Aires
Urgência/emergência: Plantão do Hospital São Sebastião Mártir
Traumato-ortopedia (eletiva):  Hospital São Sebastião Mártir
Traumato-ortopedia (eletiva e urgência): Hospital Santa Cruz
Traumato-ortopedia pediátrica: Hospital Universitário, de Canoas
Traumato-ortopedia - urgência/emergência: Hospital de Pronto Socorro, de Canoas 
Gestante de alto risco: Hospital Santa Cruz (Santa Cruz do Sul),  Hospital Fêmina e Hospital Presidente Vargas (ambos de Porto Alegre)
Nefrologia: Hospital São Sebastião Mártir - faz regulação para a microrregião de Vale Verde, Passo do Sobrado e Mato Leitão
Saúde mental: Hospital São Sebastião Mártir (Venâncio Aires), Hospital dos Passos (Rio Pardo), Hospital Candelária (Candelária)
Oftalmologia: referência I - municipal; referência II - regional: Instituto de Oftalmologia RGA SUS (Candelária)
UTI: Central de Leitos (Porto Alegre) 

Em breve nova referência: previsão de 10 leitos UTI adulto no Hospital São 
Sebastião Mártir (Venâncio Aires)

Vale do Sol
Urgência/emergência: plantão do Hospital Vale do Sol
Traumato-ortopedia: (eletiva e urgência) Hospital Santa Cruz
Traumato-ortopedia pediátrica: Hospital Universitário, de Canoas
Traumato-ortopedia - urgência/emergência: Hospital de Pronto Socorro, de Canoas 
Gestante de Alto Risco: Hospital Santa Cruz (Santa Cruz do Sul), Hospital Fêmina, Hospital Presidente Vargas (ambos de Porto Alegre)
Nefrologia: Clínica Unirim, de Santa Cruz do Sul
Saúde Mental: Hospital São Sebastião Mártir, Hospital dos Passos, Hospital Candelária
Oftalmologia: referência I  - oftalmologia pelo município; referência II - Instituto de Oftalmologia RGS SUS, de Candelária.
UTI: Central de Leitos (Porto Alegre)

Santa Cruz do Sul
Urgência/Emergência: plantão do  Hospital Santa Cruz
Traumato-Ortopedia: Eletiva Adulto - Hospital Santa Cruz/Eletiva e urgência adulto  - PA do (Hospital Santa Cruz  
Gestantes de alto risco: Hospital Santa Cruz
Nefrologia: Unirim - Santa Cruz do Sul
Saúde mental: Sociedade Beneficente Hospital Candelária e  Hospital dos Passos, de Rio Pardo
Oftalmologia: Referência I - municipal/Referência II - Regional; Instituto de Oftalmologia RGA SUS de Candelária.

Passo do Sobrado
Urgência/emergência: plantão do Hospital São Sebastião Mártir, de Venâncio Aires
Traumato-ortopedia (eletiva): Hospital São Sebastião Mártir, de Venâncio Aires 
Traumato-ortopedia  (eletiva e urgência): Hospital Santa Cruz
Traumato-ortopedia  pediátrica: Hospital Universitário, de Canoas
Traumato-ortopedia - urgência/emergência: Hospital de Pronto Socorro, de Canoas 
Gestante de Alto Risco: Hospital
Santa Cruz, Hospital Fêmina,  Hospital 
Presidente Vargas, de Porto Alegre
Nefrologia: Hospital São Sebastião 
Mártir, de Venâncio Aires, e Clínica Unirim, de Santa Cruz do Sul
Saúde Mental: Hospital São Sebastião Mártir, Hospital dos Passos, Hospital Candelária
Oftalmologia: Hospital São Sebastião Mártir e  Oftalmologia RGS, de Candelária
UTI: Central de Leitos, de Porto Alegre

Candelária
Urgência/emergência: plantão 24 horas do Hospital Candelária
Traumato-ortopedia: (eletiva e urgência) Hospital Santa Cruz
Traumato-ortopedia pediátrica: Hospital Universitário, de Canoas
Traumato-ortopedia - urgência/emergência: Hospital de Pronto Socorro, de Canoas 
Gestante de alto risco: Hospital Santa Cruz (Santa Cruz do Sul), Hospital Fêmina e Hospital Presidente Vargas (Porto Alegre)
Nefrologia: Clínica Unirim, de Santa Cruz do Sul
Saúde mental: Hospital São Sebastião Mártir, Hospital dos Passos, Hospital Candelária.
Oftalmologia: oferecem oftalmologia pelo município. Utiliza muito pouco a referência do Instituto de Oftalmologia RGS SUS, de Candelária
UTI: Central de Leitos (Porto Alegre)

Vera Cruz
Urgência/emergência: plantão do Hospital Vera Cruz
Traumato-ortopedia  (eletiva e urgência): Hospital Santa Cruz
Traumato-ortopedia pediátrica: Hospital Universitário, de Canoas
Traumato-ortopedia - urgência/emergência: Hospital de Pronto Socorro, de Canoas 
Gestante de alto risco: 
Hospital Santa Cruz, 
Hospital Fêmina,  
Hospital Presidente Vargas, de Porto Alegre
Nefrologia: Clínica Unirim, de Santa Cruz do Sul
Saúde mental: Hospital São Sebastião Mártir, Hospital 
dos Passos, Hospital Candelária
Oftalmologia: Hospital São Sebastião Mártir e Oftalmologia RGA, de Candelária
UTI: Central de Leitos, de Porto Alegre

Rio Pardo
Urgência/emergência: plantão do Hospital dos Passos
Traumato-ortopedia (eletiva e urgência): Hospital Santa Cruz
Traumato-ortopedia pediátrica: Hospital Universitário, de Canoas
Traumato-ortopedia - urgência/emergência: Hospital de Pronto Socorro, de Canoas 
Gestante de alto risco: 
Hospital Santa Cruz, 
Hospital Fêmina,  
Hospital Presidente Vargas, de Porto Alegre
Nefrologia: Clínica Unirim, de Santa Cruz do Sul
Saúde mental: Hospital São Sebastião Mártir, Hospital dos Passos, Hospital Candelária
Oftalmologia: Hospital São Sebastião Mártir e  Oftalmologia RGA, de Candelária
UTI: Central de Leitos, de Porto Alegre

Vale Verde
Urgência/emergência: plantão do Hospital São Sebastião Mártir
Traumato-ortopedia (eletiva):  Hospital São Sebastião Mártir, de Venâncio Aires 
Traumato-ortopedia (eletiva e urgência): Hospital Santa Cruz
Traumato-ortopedia pediátrica: Hospital Universitário, de Canoas
Traumato-ortopedia - urgência/emergência: Hospital de Pronto Socorro, de Canoas       
Gestante de alto risco: Hospital Santa Cruz, Hospital Fêmina, Hospital Presidente Vargas, de Porto Alegre
Nefrologia: Hospital São Sebastião 
Mártir, de Venâncio Aires, e Clínica Unirim, de Santa Cruz do Sul
Saúde mental: Hospital São Sebastião Mártir, Hospital dos Passos, Hospital Candelária
Oftalmologia: Hospital São Sebastião Mártir e Oftalmologia RGA, de Candelária
UTI: Central de Leitos, de Porto Alegre

Pantano Grande
Urgência/emergência: plantão do Hospital Encruzilhada
Traumato-ortopedia (eletiva e urgência): Hospital Santa Cruz
Traumato-ortopedia pediátrica: Hospital Universitário, de Canoas
Traumato-ortopedia - urgência/emergência: Hospital de Pronto Socorro, de Canoas 
Gestante de alto risco: Hospital Santa Cruz, Hospital Fêmina,Hospital Presidente Vargas, 
de Porto Alegre
Nefrologia: Clínica Unirim, de Santa Cruz do Sul
Saúde mental: Hospital São Sebastião Mártir, Hospital dos Passos, Hospital Candelária.
Oftalmologia: Hospital São Sebastião Mártir e Oftalmologia RGA, de Candelária
UTI: Central de Leitos, de Porto Alegre

UNIDADE DE REFERÊNCIA DOS MUNICÍPIOS

Hospital Santa Cruz
Traumato-ortopedia (eletiva, urgência): referência regional para a 13ª CRS e 8ª CRS
Cardiovascular (alta complexidade): 13ª CRS e 8ª CRS (aguardando publicação no Diário Oficial da União)
Em breve, nova referência regional em cardiologia
Gestante de alto risco: referência regional para a 13ª CRS
Em breve, nova referência regional
Centro de Diagnóstico de Intervenção por Imagem do HSC (CDII): Hospital Santa Cruz (aguardando publicação oficial)
Mamografia bilateral
Ecografia mamária bilateral
Tomografia computadorizada
Ressonância magnética
Medicina nuclear

Hospital Ana Nery
Quimioterapia: referência regional da 13ª CRS
Radioterapia: referência regional da 13ª CRS e 8ª CRS 
Cirurgia oncológica: referência regional da 13ª CRS

Sociedade Beneficente Hospital Candelária
Saúde mental: referência regional. Álcool e drogas: 25 leitos SUS;  psiquiatria: 9 leitos SUS

Hospital dos Passos, de Rio Pardo
Saúde mental: referência regional. Álcool-drogas: 22 leitos - referência microrregional (Pantano Grande e Rio Pardo); Psiquiatria: 5 leitos 

Hospital São Sebastião Mártir
Nefrologia: referência para a microrregional de Venâncio Aires (Venâncio Aires, Passo do Sobrado, Mato Leitão e Vale Verde) 
Traumato-ortopedia (eletivas): referência para a microrregional de Venâncio Aires (Venâncio Aires, Passo do Sobrado, Mato Leitão e Vale Verde) 
Saúde mental: referência para a microrregional de Venâncio Aires (Venâncio Aires, Passo do Sobrado, Mato Leitão e Vale Verde). Álcool-drogas: 6 leitos; Psiquiatria: 6 leitos

Clínica Unirim
Nefrologia: referência regional da 13ª CRS (Santa Cruz do Sul, Pantano Grande, Rio Pardo, Candelária, Vale do Sol, Gramado Xavier, Herveiras, Sinimbu e Vera Cruz) 

Centros de Atenção Psicossocial (Caps)
Candelária: Caps I - referência municipal
Rio Pardo: Caps I - referência municipal; Capsi II - referência microrregional (Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Vale Verde, Venâncio Aires e Rio Pardo)
Santa Cruz do Sul: Caps II - referência microrregional (Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Sinimbu, Vera Cruz, Vale do Sol e Santa Cruz do Sul); Caps AD II e Caps II - referência municipal
Venâncio Aires: Caps tipo I e AD II - referência microrregional (Vale Verde, Passo do Sobrado e Mato Leitão)
Vera Cruz: Caps I - referência municipal

Comunidades terapêuticas
Rio Pardo: referência regional - Comunidade Terapêutica Centro de Apoio e Recuperação de Toxicômacos e Alcoólatras de Rio Pardo - Fazenda Esperança - 12 leitos SUS (masculino)
Santa Cruz do Sul: referência regional - Comunidade Terapêutica Recomeçar - 22 leitos SUS (masculino adulto e adolescente/feminino adulto)
Porto Alegre (2ªCRS) Caxias do Sul (5ªCRS): referência regional adolescente feminino  

Centros de referência em educação e saúde
(Prevenção e Tratamento em Deficiência Mental e Saúde Mental)
Venâncio Aires: Centro Integrado Educação e Saúde - referência municipal
Vera Cruz: C-AME - referência municipal

Unidades de referência em saúde do trabalhador         
Santa Cruz do Sul: Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest Vales) - referência macrorregional
Santa Cruz do Sul: Unidade Municipal de Referência em Saúde do Trabalhador  (Umrest) - referência municipal
Rio Pardo: Unidade Municipal de Referência em Saúde do Trabalhador  (Umrest) - referência municipal

Unidade de atendimento a sorologia         
Santa Cruz do Sul: Centro Municipal de Atendimento à Sorologia (Cemas) - referência regional (Santa Cruz do Sul, Rio Pardo, Sinimbu, Candelária, Herveiras, Gramado Xavier, Passo do Sobrado, Vale Verde, Vale do Sol, Mato Leitão)

Unidade de atendimento materno-infantil
Santa Cruz do Sul: Centro Municipal de Atendimento Municipal (Cemai) - referência municipal

Unidade de atendimento teste da orelhinha           
Santa Cruz do Sul: Centro Municipal de Atendimento Municipal - referência: Santa Cruz do Sul, Rio Pardo, Sinimbu, Candelária, Vera Cruz, Herveiras, Gramado Xavier, Vale do Sol

Atenção básica em saúde mental
(Unidade de saúde com profissional de saúde mental - Ind)
Gramado Xavier - referência municipal
Herveiras - referência municipal
Passo do Sobrado - referência municipal
Pantano Grande - referência municipal
Sinimbu - referência municipal
Mato Leitão - referência municipal
Vale Verde - referência municipal
Vale do Sol - referência municipal

Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc)-Santa Cruz do Sul: referência regional - atenção às pessoas com deficiência física (órtese-prótese)

Fundação para Reabilitação das Deformidades Craniofaciais (Fundef)
Lajeado: referência regional - reabilitação: auditiva/deformidades craniofaciais

Instituto de Oftalmologia RGA 
Candelária: Instituto de Oftalmologia RGA - referência regional - Candelária (consultas oftalmológicas).
Cachoeira do Sul: Instituto de Oftalmologia RGA - referência regional (cirurgias oftalmológicas)
Faturamento CNES Candelária (só cirurgias)

Hospital Bruno Born
Cardiologia, Vascular e Neurologia (adulto) - referência regional da 13ª CRS

Hospitais psiquiátricos
Psiquiatria: referência regional - 3ª CRS/Pelotas: Hospital Vicença da Fontoura (HVF) de Rio Grande e Hospital Espírita (HE) de Pelotas
Eletroconvulsoterapia: referência regional - casos com indicação diagnóstica são encaminhados para a Central Estadual de Regulação de Leitos em Saúde Mental     

Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale)     
O consórcio possui contratualização com a Secretaria Estadual da Saúde (SES) para realizar atendimentos de serviços em saúde em várias instituições, nos seguintes subgrupos de procedimentos:
Procedimentos com finalidade diagnóstica: radiologia, ultrassonografia, tomografia, ressonância magnética, endoscopia
Procedimentos clínicos: consultas, atendimentos, tratamentos clínicos, fisioterapia

Rede de Bases do Samu/Salvar (192)
Santa Cruz do Sul: 1 (USB, 01 USA)
Venâncio Aires: 1 (USB, 01 USA - em fase de implantação)
Candelária: 1 (USB)       

Vera Cruz: 1 (USB)
Vale do Sol- Vale Verde
Gramado Xavier- Mato Leitão
Herveiras- Sinimbu: 1 (USB)
Passo do Sobrado- Rio Pardo: 1 (USB)

Serviço de Resgate em Rodovias (Concessionária Santa Cruz Rodovias)
Praça de Pedágio de Candelária - 1 ambulância básica
Praça de Pedágio de Venâncio Aires - 1 ambulância básica
Praça de Pedágio de Rio Pardo - 1 ambulância básica

Serviço de Resgate Bombeiros (193) - Obs.: Serviço de retaguarda
Corpo de Bombeiros Santa Cruz do Sul - 1 ambulância básica
Corpo de Bombeiros de Venâncio Aires - 1 ambulância básica

Hospitais da 13ª CRS
Santa Cruz do Sul: Hospital Santa Cruz (HSC), Hospital Ana Nery (HAN) e Hospital Monte Alverne (HMV)
Venâncio Aires: Hospital São Sebastião Mártir (HSSM)
Rio Pardo: Hospital dos Passos (HP)
Vera Cruz: Hospital Vera Cruz (HVC)
Candelária: Sociedade Beneficente Hospital Candelária (SBHC)
Vale do Sol: Hospital Beneficente Vale do Sol (HBVS) 
Sinimbu: Hospital Beneficente Sinimbu (HBS)

(Texto: Michele Wrasse ACS/SES)


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria da Saúde - RS
Autor da Foto: Michele Wrasse ACS/SES

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581