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HPS acolheu mais de 154 mil pessoas em 2011
 
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12/01/2012

HPS acolheu mais de 154 mil pessoas em 2011

E os pacientes e profissionais contarão com instalações mais amplas e confortáveis, bem equipadas e de melhor circulação após obras

O Hospital de Pronto Socorro (HPS), com 140 leitos, prestou, em 2011, 295.649 atendimentos. 154.682 pessoas realizaram procedimentos no hospital, em média 423,79 pacientes diariamente. Em 17 diferentes especialidades médicas, os recursos humanos envolvem enfermeiros, dentistas, psicólogos, nutricionistas, bioquímicos, assistentes sociais, administrativos, auxiliares e técnicos de enfermagem e auxiliares de manutenção.

Foram realizados mais de 810 atendimentos diários em diversas especialidades ambulatoriais e nas especialidades médicas e odontológicas necessárias ao acolhimento integral de pacientes vítimas de politraumatismos e lesões agudas. A maior parte de seus atendimentos refere-se a urgências clínicas, no total 56.722, numa média diária de 155 atendimentos, seguido de pacientes vitimas de queda, no total 28.004 pessoas foram acolhidas. Os pacientes com traumas ortopédicos foram 23.337. Referente a acidentes de trânsito foram mais de 11.322 atendimentos.

O HPS tem 30% dos seus leitos de UTI, quando a média dos hospitais em geral, públicos ou particulares, não ultrapassa 5%, o que mostra ser este um hospital voltado e equipado para pacientes críticos. 

Obras - Em fase de modernização, somente no setor de Emergência do hospital, onde as obras se iniciaram em 12 de setembro de 2011, serão aplicados R$ 11,6 milhões. A área total, incluindo passeios externos, será de 4.500 metros quadrados, o que representará um ganho de 70% nas instalações. A primeira fase deverá estar concluída em março desse ano.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Carlos Casartelli, o projeto terá investimento total de R$ 15 milhões e trará benefícios para os servidores e usuários. “Os pacientes e profissionais contarão com instalações mais amplas e confortáveis, mais bem equipadas e de melhor circulação”, explicou Casartelli.

O diretor-geral do HPS, Júlio Ferreira, diz que essa é uma fase de transformação fundamental do HPS. “A reforma pelas quais o hospital está passando o transformará em um hospital moderno, do qual a comunidade porto-alegrense terá ainda mais orgulho”.

Projeto - O projeto arquitetônico desenvolvido no HPS foi elaborado de acordo com o Plano Diretor de Assistência do Ministério da Saúde Qualisus, que prevê, por exemplo, entradas diferentes para pacientes em situação de emergência e para aqueles em menor gravidade. Também haverá setores separados para o atendimento conforme o grau de complexidade dos casos e para garantir maior privacidade aos usuários.


Autor: Carmen Jasper
Fonte: Portal PMPA
Autor da Foto: Denise Righi - Divulgação PMPA

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