.
 
 
CliniOnco inaugura primeiro Centro de Endometriose no RS
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


19/01/2012

CliniOnco inaugura primeiro Centro de Endometriose no RS

A inauguração do espaço, que vai contar com uma equipe multidisciplinar, está marcada para o próximo dia 23

A endometriose é considerada uma das doenças ginecológicas crônicas mais tratáveis e, no entanto, menos tratada. Atualmente, ela atinge cerca de 15% das mulheres em idade reprodutiva no mundo. No Brasil, esses dados representam, aproximadamente, 6 milhões de pessoas com a enfermidade. A característica da doença se dá pela presença de tecido endometrial - revestimento interno do útero - fora da cavidade uterina, que se implanta em outros órgãos, como os ovários, o intestino, a bexiga e no próprio abdômen. Os principais sintomas da endometriose são a dificuldade para engravidar e a dor pélvica, especialmente no período menstrual.

Pensando em tratar de forma mais completa essa doença, a CliniOnco - Tratamento Integrado do Câncer - vai inaugurar em janeiro o primeiro Centro de Endometriose no Estado. O espaço vai contar com uma equipe especializada, com ampla experiência no manejo da doença. De acordo com o coordenador do Centro de Endometriose da CliniOnco, Geraldo Gomes da Silveira, a clinica decidiu ampliar a sua atuação, pois identificou a necessidade de um centro de referência da doença no nosso meio, considerando, ainda, que as semelhanças no tratamento da endometriose e do câncer são cada vez mais evidentes. “Essas doenças têm fortes semelhanças na sua complexidade, tanto na área da cirurgia, em que deve-se retirar toda a parte afetada, quanto na questão do tratamento medicamentoso”, alerta. No entanto, a diferença entre o câncer e a endometriose é que esta última é uma doença benigna. Além disso, Gomes da Silveira destaca que o grupo de profissionais que atuarão no Centro de Endometriose vai oferecer um tratamento multidisciplinar. Ou seja, como a doença atinge vários órgãos do corpo o paciente terá um profissional para cuidar de cada caso específico.  

Causas

A causa exata da doença ainda não é conhecida. O que ocorre é a migração de células endometriais para a cavidade abdominal, pelas trompas de falópio, durante a menstruação. Os locais mais comuns de implantação são os ovários, trompas de falópio, superfície externa do útero, vagina e o reto, podendo, ainda, acometer vias urinárias e bexiga. Outras teorias sugerem alterações do sistema imunológico e mesmo uma herança genética.

Consequências

A paciente com endometriose pode sentir cólicas frequentes e/ou dor durante a relação sexual, além disso, pode ter queixas urinárias e intestinais. No entanto, um dos principais sintomas da endometriose é a dificuldade para engravidar.

Diagnóstico

Segundo o diretor do Centro de Endometriose da CliniOnco, Geraldo Gomes da Silveira, o principal fator responsável pelo sub-tratamento é a dificuldade de diagnóstico, especialmente em pacientes jovens. “Tendo a doença um perfil progressivo, o atraso no diagnóstico irá criar, muitas vezes, a necessidade de tratamentos mais agressivos no futuro”, observa. Um fator importante é entender que a cólica menstrual intensa não é normal e, quando ocorrer, deverá ser avaliada por um ginecologista, pois os sintomas podem iniciar já na adolescência.

Tratamento

Para tratar a endometriose é necessário, num primeiro momento, um diálogo entre paciente e médico, para adequar o tratamento a cada caso. Se a portadora não pretende engravidar, há opções de remédios mais amenos como o uso de anticoncepcionais que podem ser orais ou injetáveis. Mas se a paciente pretende ter filhos outra abordagem deverá ser feita, podendo estarem indicadas técnicas de reprodução assistida. O objetivo do tratamento é amenizar ao máximo os sintomas e retirar as lesões causadas pela doença, evitando, assim a sua progressão.


Autor: Constance Laux - Assessoria de Imprensa
Fonte: Usina de Notícias

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581