.
 
 
Porto Alegre reforça equipes de Saúde
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


01/06/2009

Porto Alegre reforça equipes de Saúde

Com a chegada do inverno, aumenta também a demanda por atendimento

 A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) irá ampliar o número de leitos na emergência, internação e UTI pediátrica do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV). Os pronto-atendimentos Cruzeiro do Sul e Bom Jesus receberão reforço de dois clínicos gerais e dois pediatras. Também haverá contratação de médicos e enfermeiros para aumentar a capacidade de atendimento de pelo menos oito unidades da rede básica de saúde da Capital. Assim, a cidade vai atender o aumento da demanda por causa das doenças típicas de inverno, como gripes, tosses e infecções respiratórias.

No PSF Cruzeiro do Sul, o número de crianças que procuram atendimento dobrou desde a quinta-feira passada. Com a queda da temperatura, a unidade está realizando cerca de 50 nebulizações por dia. A médica de família e comunidade, Christiane Thibes, garante que 95% dos casos de gripes e doenças respiratórias podem ser resolvidas nos postos de saúde. “Nós temos tudo que o paciente precisa para dar o atendimento inicial. Os casos mais graves, que geralmente ocorrem com idosos, bebês e pessoas com doenças pulmonares crônicas, são encaminhados para serviços especializados”, explica.

Além do atendimento médico e de enfermagem, os pacientes recebem orientações para manter a saúde nessa época do ano. “Alguns cuidados básicos diminuem consideravelmente a incidência das doenças de inverno, como evitar a fumaça de cigarro e manter o ambiente arejado e limpo”, garante a médica. Os pacientes recebem, no próprio posto, os medicamentos indicados para combater os principais sintomas, como analgésicos, anti-térmicos, descongestionantes e antibióticos.

Cuidados

Segundo o chefe da emergência pediátrica do HMIPV, Ricardo Meyer, a maioria das gripes e resfriados podem ser tratados em casa. “É importante ingerir muito líquido, uma alimentação variada e garantir a circulação do ar. Em caso de respiração alterada, falta de ar, tosse e febre persistente, é necessário consultar um médico”, recomenda.

Dicas para evitar as doenças de inverno

  • Ficar longe da fumaça de cigarro
  • Passar o pano úmido no chão, ao invés de varrer
  • Lavar roupas de cama uma vez por semana
  • Retirar bichos de pelúcia do quarto
  • Dar banho nos animais de estimação com mais freqüência
  • Manter os ambientes limpos e arejados.

 


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria Estadual da Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581