.
 
 
Estudo mostra que hemodiálise diária aumenta possibilidade de transplante renal infantil
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


29/01/2012

Estudo mostra que hemodiálise diária aumenta possibilidade de transplante renal infantil

Pesquisa realizada pelo Hospital Samaritano de São Paulo pelo Proadi/SUS é inédita na América Latina

Estudo clínico realizado pelo Hospital Samaritano de São Paulo de maneira inédita na América Latina apontou a necessidade da realização de hemodiálise diária, em detrimento da convencional (três vezes por semana), em crianças portadoras de doença renal crônica. Com esta frequência, a criança atinge mais rapidamente o peso e estatura ideais para a realização do transplante renal.

De acordo com o estudo, 32% das crianças que foram submetidas à hemodiálise diária apresentaram crescimento significativo no período de um ano. Apenas 8% dos pacientes que realizaram hemodiálise convencional apresentaram crescimento no mesmo período. A pesquisa foi realizada com 50 crianças, de 4 a 10 anos, uma amostragem inédita no mundo.

O estudo integrou o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi/SUS) no triênio 2009/2011 e foi apresentado e premiado como melhor trabalho científico no IX Congresso Latino Americano de Nefrologia Pediátrica, ALANEPE, realizado no final de outubro de 2011.

Segundo a nefrologista pediátrica e coordenadora do estudo, Dra. Maria Fernanda de Camargo, a pesquisa apresenta ao Ministério da Saúde a extrema importância desse tipo de hemodiálise na rede pública de saúde. “A criança que adquire o crescimento necessário mais rapidamente para a realização do transplante poderá ter uma qualidade de vida e um desenvolvimento psicossocial praticamente semelhante a outras crianças de sua idade”, complementa a médica.

Além disso, Dra. Maria Fernanda salienta que o transplante não é a cura para a doença renal crônica, mas é o tratamento que fornece mais qualidade e expectativa de vida. Assim, com a hemodiálise diária a criança tem uma maior liberdade dietética, melhor controle de pressão arterial e do equilíbrio hídrico, menos distúrbios de cálcio e fósforo e maior bem-estar.

Incidência da doença renal crônica em crianças

Outra pesquisa inédita realizada pelo Hospital Samaritano de São Paulo – em parceria com o Ministério da Saúde - sobre doença renal crônica em crianças revela que a frequência do problema no Estado de São Paulo é de 24 casos por milhão de crianças (menores de 18 anos). Isso significa que, só em 2008 – ano em que a pesquisa foi conduzida, foram registrados 320 casos em São Paulo, sendo que 85% dos pacientes eram atendidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Essa é a única pesquisa disponível no país sobre a doença.

Nos países mais desenvolvidos o número de pacientes é maior do que em regiões mais pobres, pois o acesso aos tratamentos prolonga a vida dos doentes. Nos Estados Unidos, por exemplo, a taxa é de 87 casos por milhão, enquanto na Nigéria a frequência da doença é de 5 casos por milhões de crianças.

Ambulatório de Transplantes Hospital Samaritano

O Hospital Samaritano é uma das poucas instituições brasileiras a realizar transplantes renais em crianças de baixo peso e estatura, ou seja, a partir de 7 Kg. De 2009 a 2011, a Unidade de Transplante Renal da Instituição realizou 83 transplantes pediátricos, sendo 37 em pacientes com peso inferior a 20kg. Destes transplantes, 70% foram financiados pelo SUS.

Com uma equipe multidisciplinar especializada em transplantes renais, com nefrologistas, nefropediatras, enfermeiros, nutricionista, psicólogo, assistente social, entre outrosprofissionais, o Hospital possui o respaldo de uma moderna UTI pediátrica. Além disso, realiza um trabalho pioneiro em nefrologia infantil, sendo a primeira instituição de saúde privada a contar com uma unidade de hemodiálise específica para essa faixa etária.

O Hospital também realiza transplantes renais em adultos, tendo realizado 56 procedimentos no período em questão.


Autor: Sílvia L. G. Simões
Fonte: CDN - Comunicação Corporativa

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581