.
 
 
Bancos de sangue necessitam de doadores no início do ano e no carnaval
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


13/02/2012

Bancos de sangue necessitam de doadores no início do ano e no carnaval

O ato voluntário e espontâneo de doar sangue pode salvar a vida de pessoas

O início do ano é sinônimo de férias, carnaval, diversão e viagens. Porém, esse é um dos momentos em que os Hospitais e Serviços de Hemoterapia (Banco de Sangue) mais precisam de doadores, já que muitas pessoas estão fora de suas cidades. O ato voluntário e espontâneo de doar sangue pode salvar a vida de pessoas com distúrbios de coagulação, traumatismos causados por acidentes, indivíduos que necessitam de transplantes de órgãos, cirurgias de grande porte, como as cirurgias cardíacas, e doenças neoplásicas.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), para que a população de um país possua estoque de sangue suficiente para atender aos hospitais com segurança, entre 3 e 5% dos habitantes devem ser doadores de sangue com frequência. No Brasil apenas cerca de 1,76% da população é doadora.

Apesar de buscas e pesquisas constantes, ainda não existe nenhum medicamento capaz de substituir o sangue. O processamento do sangue após a doação gera até 04 componentes: o Concentrado de Hemácias, o Plasma Fresco Congelado, o Concentrado de Plaquetas e o Crioprecipitado. Cada um apresenta indicação específica e poderá beneficiar diferentes situações clínicas.

O sangue é um fluido corporal extremamente complexo e, por esta razão, são necessários testes para compatibilizar o sangue do doador com o do receptor. Além disto, são realizadas outras medidas de segurança como os exames sorológicos para doenças transmissíveis pelo sangue e um rigoroso controle de qualidade, incluindo o controle microbiológico, o que impede que algumas unidades geradas em uma doação estejam indisponíveis no estoque por até 72h.

O desafio maior dos Serviços de Hemoterapia é manter um estoque mínimo diversificado já que não podemos prever quando e qual o tipo sanguíneo que será utilizado. Isto faz com que, de tempos em tempos, os Serviços necessitem mais de um tipo sanguíneo específico.

Os interessados em doar sangue podem comparecer de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, e aos Sábados, das 8h às 13h na Unidade de Hemoterapia e Hematologia do Hospital Samaritano de São Paulo - R. Conselheiro Brotero, 1486 – Higienópolis – Próximo ao Metrô Marechal Deodoro. Tel.: 3821 – 5852 / 3821 – 5853

Fonte: Dr. José Roberto Luzzi, diretor médico do Serviço de Hemoterapia do Hospital Samaritano de São Paulo.


Autor: Sílvia L. G. Simões
Fonte: Assessoria de Imprensa - CDN

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581