.
 
 
ONG CRIANÇA SEGURA alerta para o perigo da queimadura
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


02/06/2009

ONG CRIANÇA SEGURA alerta para o perigo da queimadura

Lesão representa a quarta causa de morte e de hospitalização por acidentes com crianças de até 14 anos

A ONG CRIANÇA SEGURA aproveita o mês de junho para fazer um alerta especial sobre a importância de se prevenir a queimadura, quarta causa de morte e de hospitalização por acidentes com crianças de até 14 anos. Além das festas juninas, também conhecidas pelos riscos dos fogos de artifício e fogueiras, no dia 06 de junho é lembrado o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras.

No ano de 2006, 366 crianças morreram e mais de 16 mil foram hospitalizadas vítimas de queimaduras, segundo o Ministério da Saúde, no Brasil. Este tipo de acidente ocorre na maioria das vezes no ambiente doméstico por meio do contato com líquidos quentes, fogo e outras fontes de calor e também choques elétricos. É o caso da criança atingida pelo líquido quente de uma panela ou da criança exposta à corrente elétrica pelo contato com uma tomada, por exemplo. Alguns fatores contribuem para que a criança torne-se uma vítima mais frágil como a proximidade dos órgãos mais e a pele mais fina.

As conseqüências causadas pelas queimaduras podem ser muito graves, principalmente no caso das crianças, resultando em seqüelas físicas, emocionais, financeiras e sociais permanentes. No que diz respeito aos gastos, para se ter uma idéia, a queimadura por fumaça, fogo e chamas representa o maior custo, entre os acidentes, para os hospitais públicos representando R$ 1.145,00 por internamento.

Queimaduras no mundo: de acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 320 mil crianças morrem por ano, vítimas deste acidente. A grande maioria das mortes acontece em países em desenvolvimento. O custo médio diário dos gastos da saúde pública com queimaduras varia de U$ 3.000 a U$ 5.000.

O perigo do álcool: a CRIANÇA SEGURA também aproveita a oportunidade para reforçar a importância da participação da sociedade na Frente Nacional de Combate aos Acidentes com Álcool, uma campanha permanente para conscientizar os brasileiros sobre uma das maiores causas de queimaduras graves: o do uso do álcool em ambiente doméstico para limpeza ou acendimento de churrasqueiras, lareiras e até como substituto do gás de cozinha. Formado pela ONG CRIANÇA SEGURA, Associação Paulista de Medicina, a Associação Médica Brasileira, a PRO-TESTE e a Sociedade Brasileira de Queimadura, o movimento vem unindo esforços para estimular a votação da Lei 692/07 que restringe a venda do produto e está aberto à participação de toda a sociedade que pode manifestar seu apoio assinando o abaixo-assinado. A Frente também desenvolveu a cartilha "Segurança é Coisa Séria", que traz informações sobre os riscos do produto e como evitá-los.

Em São Paulo, uma boa notícia. A Assembléia Legislativa aprovou o Projeto de Lei 659/2002 que proíbe a venda do álcool líquido; o projeto agora aguarda sanção do Governador. De acordo com a justificativa da autora do PL, a Deputada Estadual Maria Lúcia Prandi, a medida visa preservar a integridade física e a vida da população, especialmente a parcela mais jovem da sociedade.

Mais sobre a CRIANÇA SEGURA

Organização da Sociedade Civil de Interesse Público dedicada à promoção da prevenção de acidentes com crianças entre 0 e 14 anos. Para cumprir sua missão, desenvolve ações de Políticas Públicas - incentivo à discussão sobre o tema e participação nos diálogos referentes às mudanças e adaptações de instrumentos legais que visem a segurança, saúde e bem-estar da criança; Comunicação - informação e alerta sobre a causa para conscientização da sociedade por meio de campanhas e divulgação de assuntos de interesse público e Mobilização - multiplicação do conhecimento da comunidade para modificações no meio através de programas educativos, treinamentos e campanhas.


Autor:
Fonte: ONG CRIANÇA SEGURA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581