.
 
 
Lei Rouanet viabiliza projetos culturais para crianças
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


02/06/2009

Lei Rouanet viabiliza projetos culturais para crianças

Lei colaborou com a implantação de três projetos no Hospital Pequeno Príncipe

A Lei Rouanet, que prevê incentivos a empresas e indivíduos que desejem financiar projetos culturais por meio da renúncia fiscal de 60% a 100% do valor investido em projetos desse tipo, viabilizou três iniciativas no Hospital Pequeno Príncipe, um dos maiores exclusivamente pediátricos do País, localizado em Curitiba (PR). O Pequeno Príncipe acredita que a hospitalização é também um momento de inclusão social e trabalha para transformar esse momento numa oportunidade de ampliação de vivências culturais. Para isso, desenvolve diversos projetos aprovados por leis de incentivo à cultura que, por meio do setor de educação e cultura, visam garantir a crianças e adolescentes internados o direito à educação, oferecendo acompanhamento escolar, dando continuidade às atividades escolares formais durante a internação hospitalar e realizando várias atividades culturais. O programa proporciona a manutenção do vínculo com a escola, professores e colegas, bem como prepara a criança para o retorno as suas atividades normais.

No fim de 2008, foram aprovados e captados recursos para três novos projetos que começam a se desenvolver em 2009. O Cancioneiro do Brasil, Histórias de Bolso e Criando Asas II – Fazendo Arte no Hospital.

O Cancioneiro do Brasil incentiva a aprendizagem e a prática de cantigas de roda e similares, por meio da realização de oficinas de música com o artista popular Itaércio Rocha. As oficinas acontecem em diferentes espaços físicos, como o ambulatório, salas de espera, quartos, entre outros. O projeto resultou no CD Cancioneiro do Brasil que será lançado em outubro deste ano.

O Histórias de Bolso é realizado pelo grupo teatral Malazarte e é baseado na importância da narrativa para o desenvolvimento infanto-juvenil. Este projeto promove a contação de histórias e realiza oficinas de teatralização em espaços de convívio social, quartos e enfermarias do Hospital, proporcionando às crianças e adolescentes internados o contato com este universo de imaginação e expressão verbal e corporal.

Já o Criando Asas II – Fazendo Arte no Hospital contribui para a ampliação da experiência artística e cultural das crianças e famílias atendidas no Pequeno Príncipe, através da realização de oficinas de fotografia, pintura e gravura. Ao encerramento de cada oficina, uma exposição apresenta ao público a produção das crianças e seus familiares. Exposição em museus e a edição de um catálogo encerram o projeto.

Em junho, serão realizadas algumas oficinas dos projetos viabilizados pela Lei Rouanet. Esta semana as crianças puderam participar das ações dos três projetos e no dia 5 de junho acontecerá mais oficinas do Cancioneiro do Brasil e nos dias 9 e 23 de junho, do Histórias de Bolso. O ponto alto das atividades foi na última sexta-feira(29) quando as crianças vão visitar o Museu Oscar Niemeyer. A visita será pelo projeto Criando Asas – Fazendo Arte no Hospital Pequeno Príncipe, que, ao longo da última semana, ensinou às crianças como se organiza uma exposição de museu, quais as técnicas que os artistas utilizam e quais os temas que estão presentes.

Sobre o Pequeno Príncipe

O Complexo Pequeno Príncipe é formado pelo Hospital Pequeno Príncipe, Hospital de Crianças César Pernetta (ambos para atendimento pediátrico), Faculdades Pequeno Príncipe e Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe. Nos dois hospitais, são atendidas anualmente mais de 260 mil crianças e adolescentes de todo o Brasil. Cerca de 70% da capacidade de atendimento é destinada aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).


Autor:
Fonte: Lead Comunicação Organizacional

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581