
A educação alimentar e nutricional pode ser uma arma fundamental para o enfrentamento de problemas de saúde pública. É com essa ideia em vista que a Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) tem desenvolvido um curso voltado aos gestores do Programa Bolsa Família, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (PBF/MDS), para capacitá-los a articular políticas, programas e projetos nas áreas da saúde, educação e assistência social.
De acordo com o Ministério da Saúde, a alimentação inadequada e a falta de atividade física estão entre os principais fatores que levam os brasileiros ao excesso de peso, obesidade e a outras doenças crônicas. Dados do MS indicam que, em 2006, mais de 11% dos adultos brasileiros eram obesos; em 2007, esse índice passou para 12,9%; e, em 2008, chegou a 13%. Pensando nesse acelerado crescimento, torna-se urgente o desenvolvimento de estratégias para o enfrentamento dessas questões.
O acordo de cooperação técnica que deu origem ao novo curso foi firmado no final de 2009, e prevê também um encontro nacional de educação alimentar e nutricional para professores e profissionais que atuam na área; a elaboração de um manual sobre educação alimentar e nutricional, para ser usado como referência nacional; e a integração de ações de educação alimentação e nutrição entre os ministérios envolvidos e órgãos afins.