.
 
 
Hospital Independência recebe ampla reforma estrutural
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


16/02/2012

Hospital Independência recebe ampla reforma estrutural

Para garantir segurança, qualidade no atendimento e plenas condições de trabalho, o Hospital Independência está recebendo um abrangente conjunto de obras

Para garantir segurança, qualidade no atendimento e plenas condições de trabalho, o Hospital Independência está recebendo um abrangente conjunto de obras a fim de recuperar a infraestrutura do prédio na avenida Antônio de Carvalho, 450. Na manhã do dia 15/02, quarta-feira, o prefeito José Fortunati e representantes das entidades parceiras no projeto visitaram as instalações e conversaram com a equipe responsável pela obra sobre as intervenções necessárias para a reabertura do hospital prevista para o segundo semestre deste ano. 

(fotos) (vídeo)

A obra completa demandará investimento de R$ 10 milhões. Conforme o engenheiro responsável Rui Barbosa da Silva, com o início dos trabalhos em janeiro deste ano os técnicos identificaram a necessidade de reformas mais complexas na estrutura de sete mil m2 em três pavimentos. Durante a visita de hoje, foram verificadas as más condições de paredes e teto com infiltrações, o comprometimento das redes hidráulica e elétrica e deficiências da infraestrutura de cobertura, climatização de setores como o bloco cirúrgico e das redes coletoras de esgoto. O engenheiro informou que a recuperação do prédio incluirá etapas como renovação de 80% da tubulação de gás, recuperação do telhado e da sustentação do prédio, renovação completa das redes de energia e água, adaptação dos espaços para acessibildade e novo sistema de circulação de ar. 

O prefeito reforçou que a prioridade é oferecer os 100 leitos em total segurança para a população. “Será uma reforma bastante profunda, mas que permitirá reabrir o hospital com total adequação às normas técnicas de segurança e qualidade que a área da saúde exige”, afirmou. Fortunati destacou ainda que a parceria com a Sociedade Sulina Divina Providência reforça o novo momento da qualificação dos serviços públicos de saúde na Capital, com a reabertura de leitos e a criação de novas vagas exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

As adequações estruturais respeitarão normas técnicas de elétrica, hidrossanitária, vigilância em saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com o secretário municipal da Saúde, Carlos Henrique Casartelli, o prazo de seis meses para conclusão das obras será avaliado pela equipe conforme o desenvolvimento das próximas etapas. O hospital irá oferecer atendimento especializado em ortopedia e traumatologia, contando também com serviços de diagnósticos por imagem, laboratórios, análises clínicas e cirurgias ambulatoriais, entre outros.

300 leitos em 2014 - A reabertura do hospital é resultado de um processo realizado com a participação do município, do Estado e do governo federal, e será desenvolvida pela Sociedade Sulina Divina Providência, vencedora do chamamento público. Fechado em abril de 2009, contará inicialmente com 90 leitos para internação e dez unidades de UTI. Um projeto de ampliação já está em negociação com o Ministério da Saúde para abrir outros 200 leitos até 2014, somando 300 vagas destinadas ao SUS.

A visita foi acompanhada pela presidente Sociedade Sulina Divina Providência, irmã Maria Eloni Coczenski, por representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RS), engenheiro Daniel Weindorfer, do Tribunal Regional Federal de Canoas, juiz  Daniel Luersen, e da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Rodrigo Pugina, e por técnicos do município.

Situação encontrada

- Instalações elétricas comprometidas, sem condições de reaproveitamento dentro dos critérios de segurança.
- Estruturas físicas não atendem exigências legais quanto às dimensões e acessibilidade.
- Estruturas fragilizadas por infiltrações. 
- Climatização no centro cirúrgico, sala de recuperação e UTI não realiza renovação do ar.
- Inexistência de tubulações distintas para expurgo.
- Instalações hidráulicas quente e fria em situação precária.
- Redes coletoras mistas, sem separação das redes pluvial e cloacal e sem fossas e filtros.

Principais intervenções em desenvolvimento

- Refazer todas as instalações elétricas do hospital. 
- Substituição de todas as portas internas.
- Recuperação das estruturas. 
- Adaptação de 30% dos banheiros para acesso a cadeirantes.
- Substituição da estrutura do telhado.
- Instalação de forros de gesso em quase toda área do hospital.
- Novo sistema de climatização no hospital, nos padrões mais avançados do mercado.
- Ampliação de sanitários e enfermarias. 
- Estrutura para aquecimento solar e sistema de utilização racional de água.
- Separação das redes coletoras.
- Instalações de água quente e fria serão substituídas.
- Renovação completa das instalações pluviais. 


Autor: Carolina Seeger
Fonte: Portal PMPA
Autor da Foto: Ricardo Giusti/PMPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581