.
 
 
Usar o Facebook ajuda a relaxar, diz estudo
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


17/02/2012

Usar o Facebook ajuda a relaxar, diz estudo

Acessar a rede social, com moderação, pode ajudar a reduzir níveis de estresse e aumentar entusiasmo dos internautas

Pesquisadores da universidade de Milão, Itália, descobriram que usar redes sociais como o Facebook pode ajudar as pessoas a relaxar, reduzindo ritmo dos batimentos cardíacos e até mesmo os níveis de estresse e tensão, de acordo com o portal Daily Mail.

Apesar de parecer uma atividade solitária, o uso das redes sociais pode ter efeitos positivos para o corpo e mente dos usuários.

O estudo envolveu 30 pessoas com idades entre 19 e 25 anos. Os pesquisadores monitoraram as atividades cerebrais, pressão sanguínea, dilatação das pupilas e velocidade de batimentos cardíacos dos participantes. Essas leituras identificam os níveis agitação, estresse e relaxamento, de acordo com o portal Cyberpsychology, Behaviour and Social Networking.

Os três grupos de participantes da pesquisa realizaram três testes diferentes: admirar paisagens, usar o Facebook ou fazer problemas difíceis de matemática, durante três minutos.

Claramente os grupos submetidos às duas primeiras tarefas foram os que apresentaram maiores níveis de relaxamento. Mas quem usou o Facebook apresentou uma série de resultados positivos inesperados, já que os participantes desse grupo não estavam nem estressados ou muito relaxados. 

Na verdade, as reações sugerem que as pessoas estavam com níveis altos de atratividade e entusiasmo.

“Possivelmente, o sucesso das redes sociais está relacionado com um específico estado afetivo positivo que os usuários experimentam quando as usam”, segundo o estudo.

É importante lembrar que os efeitos benéficos divulgados pelo estudo só acontecem se o internauta acessar o site com moderação. Em excesso, sites como o Facebook podem causar perda da capacidade de atenção e até mesmo de empatia.

A pesquisa foi conduzida por duas universidade de Milão, a Auxologico Italian Institute e a Catolic University, e pelo Massachusetts Institute of Tecnology (EUA).


Autor: Redação
Fonte: IDG Now - UOL

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581