.
 
 
Pronto atendimento garante proteção à saúde no Porto Seco
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


23/02/2012

Pronto atendimento garante proteção à saúde no Porto Seco

As principais queixas de pessoas que procuraram a UPA foram dor de cabeça, pequenos ferimentos, tontura, mal estar, dor abdominal e dores em braços e pernas

Foto: Cristine Rochol - PMPA

Prefeito José Fortunati visitou Unidade Avançada montada pela Secretaria de Saúde

A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) montada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no Complexo Cultural Porto Seco para prestação de serviços durante o Carnaval atendeu 179 casos entre a sexta-feira, 10, quando se realizou a Muamba, até segunda-feira, 20. Além dos atendimentos feitos no local, o SAMU realizou 44 procedimentos de socorro e 15 remoções. 

As principais queixas de pessoas que procuraram a UPA foram dor de cabeça, pequenos ferimentos, tontura, mal estar, dor abdominal e dores em braços e pernas. O maior número de casos foi registrado nos dias 17 e 18, quando foram atendidos 56 pacientes em cada noite. No dia 10, houve 24 atendimentos; no dia 11, 28; no dia 19, 44; e no dia 20, 30 pessoas passaram pela unidade.

Localizada junto à pista de desfiles e ao lado do posto da Brigada Militar, a UPA contou com uma equipe de dois médicos, dois enfermeiros, quatro técnicos em enfermagem e duas ambulâncias para primeiros socorros e transporte de pacientes para serviços de média e alta complexidades.  Foi montada em um espaço de 200 metros quadrados (o dobro da unidade instalada no ano passado), com ambiente  climatizado, sala de recepção e espera, consultório, salas de procedimentos e de estabilização. Todo o mobiliário e equipamentos  utilizados foram novos. 

Campanha - A SMS marcou presença também com a campanha “A melhor coisa do mundo é curtir o Carnaval com saúde”. Como prevenção à Aids e a outras doenças sexualmente transmissíveis (DST), foram distribuídas 50 mil camisinhas e 25 mil frascos de gel lubrificante por noite. Em um estande, foi distribuído também material informativo sobre DST e saúde da população negra – que faz parte das políticas públicas da SMS. Um bloco da secretaria entregou diversos brindes, como porta-latas, colares pisca-pisca, óculos, chapéus e calendários com fotos, e fez brincadeiras chamando atenção para os meios de proteção à Aids.

Para garantir segurança aos consumidores de lanches, 11 fiscais da Equipe de Alimentos da Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) inspecionaram permanentemente a qualidade dos produtos oferecidos na praça de alimentação. Em parceria entre a SMS e a Secretaria Municipal da Produçao, Indústria e Comércio (Smic), os comerciantes licenciados foram orientados antes do Carnaval sobre normas sanitárias para a produção de alimentos.


Autor: Rui Felten
Fonte: Portal PMPA
Autor da Foto: Cristine Rochol/PMPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581