.
 
 
Saúde amplia leitos para tratamento de dependência química
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


05/03/2012

Saúde amplia leitos para tratamento de dependência química

Município já dispõe de 219 leitos para alcoolismo e drogas e 229 para psiquiatria

Um convênio firmado entre a prefeitura de Porto Alegre e a Associação dos Funcionários Municipais (AFM) vai garantir a oferta de oito leitos de internação e um de observação no Hospital Porto Alegre (HPA), para tratamento de crianças e adolescentes dependentes químicos. A nova Unidade Jovem Saúde foi construída com investimento de R$ 120 mil, repassados pela prefeitura à AFM para realização da obra. A inauguração será no dia 06/03, próxima terça-feira, às 14h, na rua Francisco da Rocha, 100, bairro São José. O atendimento será para usuários de substâncias psicoativas de 8 a 14 anos. Além de leitos, haverá espaço para terapia ocupacional. Foram contratados dez profissionais para o serviço.

Para a coordenadora da Equipe de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Loiva dos Santos Leite, a criação desse espaço é fundamental para o combate às drogas. “A maioria dos  dependentes começa a usar substâncias psicoativas na  adolescência. Por isso, a importância desses leitos para assistência  integral aos adolescentes, que são os principais alvos dessas substâncias”, afirma. Segundo o presidente da AFM, João Paulo Galvez Machado, a conquista do novo espaço amplia e qualifica o atendimento. “Estamos prontos para auxiliar a comunidade da capital gaúcha”, observa.

Pesquisa - Um levantamento feito pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) entre estudantes de escolas públicas com idade entre 10 e 18 anos, revela que 65,2% dos entrevistados já experimentaram bebida alcoólica. Outros 5,9% fumaram maconha e 15,5% usaram solventes, de acetona a lança-perfume. Os números não deixam dúvida: as drogas fazem parte do universo jovem.

Em Porto Alegre, a SMS presta assistência a dependentes químicos em quatro Centros de Assistência Psicossocial (CAPS), que se localizam na Vila Nova, no Centro de Saúde Vila dos Comerciários, no IAPI e no Hospital Conceição – onde o atendimento funciona 24 horas. Um novo CAPS está para entrar em operação em breve. Para os casos de necessidade de internação hospitalar, a SMS assume a regulação de leitos psiquiátricos em hospitais gerais. E para os casos de urgência e emergência, mantém plantões em unidades de saúde mental. O total de leitos disponíveis pelo sistema municipal é de 448, sendo 219 para dependência de alcoolismo e de outras drogas e 229 para psiquiatria.  

Papo Reto - Desde dezembro do ano passado, a SMS é parceira da Central Única das Favelas (Cufa) no projeto Circuito Papo Reto Porto Alegre, para prevenção ao uso de crack entre alunos das escolas municipais de ensinos Fundamental e Médio. Fazem parte dessa iniciativa 50 mil alunos e 3.900 professores.

Os estudantes recebem exemplares do livro O Escudeiro da Luz em Os Zumbis da Pedra, que serve de apoio para atividades lúdicas e palestras. Desde fevereiro deste ano até outubro, serão realizadas 52 palestras para alunos, quatro palestras regionalizadas para professores, 510 oficinas de fotografia, teatro e grafite, festival de teatro, exposição fotográfica e mostra de grafite enfocando o conteúdo do livro.


Autor: Rui Felten
Fonte: Portal PMPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581