
A área de pesquisa brasileira tem motivo para comemorar. Foi firmada uma parceria entre a Universidade da Califórnia, em San Diego, EUA, e a empresa brasileira CordCell.
Pioneira em coleta, armazenamento e congelamento de células-tronco do cordão umbilical, a CordCell conseguiu tal feito após passar por rigorosa avaliação da renomada Universidade e preencher todas as exigências impostas.
Quem estará à frente das pesquisas envolvendo as duas instituições é o biólogo e neurocientista brasileiro radicado na Califórnia Alysson Muotri, considerado uma grande autoridade no assunto por transformar neurônios de pacientes com Síndrome de Rett, um tipo raro de autismo, em neurônios saudáveis.
Por conta do intercâmbio científico firmado entre as duas instituições, pesquisadores da CordCell realizaram cursos na Universidade da Califórnia e participaram de diferentes grupos de pesquisa envolvendo células-tronco. É a primeira parceria pela Universidade da Califórnia com uma instituição privada brasileira.

Adelson Alves, hematologista e diretor da Cordcell e Alysson Muotri, biólogo e neurocientista da Universidade da Califórnia.