.
 
 
Saúde da criança: obesidade e repercussões na qualidade de vida
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


04/06/2009

Saúde da criança: obesidade e repercussões na qualidade de vida

Pesquisa divulgada recentemente revela a incidência de problemas de sono e no ritmo cardíaco em escolares

Um estudo conduzido no estado da Pennsylvania, nos Estados Unidos, examinou um total de 700 crianças entre 5 e 12 anos de idade e oriundas de 18 escolas distintas. O objetivo do estudo foi avaliar a saúde cardíaca e a qualidade do sono, uma vez dada à constatação de pouco conhecimento ainda sobre o impacto do sono na saúde da criança.
 
Segundo os autores, muitas desordens do sono associam-se ou propiciam o surgimento de outras patologias, como problemas comportamentais, dificuldades de permanecer acordado na escola ou hiperatividade. Além disso, alterações no ritmo do sono podem acometer o humor da pessoa ou ser indicativo de depressão, por exemplo.
 
Nesse sentido, as crianças foram submetidas a exames que mensuravam a atividade cerebral, o ritmo cardíaco e a respiração durante o sono. Também, todas as crianças foram avaliadas fisicamente, por equipe treinada pelos pesquisadores.
 
Os resultados apontaram que cerca de 25% das crianças apresentaram alguma desordem respiratória durante o sono. Os pesquisadores verificaram ainda que houve uma associação entre o peso da criança e uma maior ocorrência de problemas durante o sono e na modulação cardíaca.
 
Outra descoberta foi que, diferentemente do modo como ocorre em adultos, o diâmetro do pescoço não está associado a problemas durante o sono em crianças. A relação encontrada relaciounou-se ao índice de massa corpórea.
 
Esse surpreso resultado levou o pesquisador e co-autor do estudo, Edward Bixler, a comentar que “os fatores de risco para desordens respiratórias durante o sono em crianças são complexos. Não é somente a soma de fatores anatomofisiológicos que determina a prevalência desse quadro, fato este que nos impulsiona a pensar em estratégias alternativas para a prevenção de doenças futuras”.
 
Nos Estados Unidos, cerca de 2% das crianças apresentam problemas de respiração durante o sono. As estimativas de aumento dessa proporção crescem na medida em que avança a pandemia da obesidade infantil. Do mesmo modo, a constatação de problemas durante a modulação cardíaca em crianças obesas pode contribuir para medidas de prevenção precoce, evitando gastos maiores no futuro.
 
 
Referência
 
LIAO, D. et al. Cardiac Autonomic Modulation and Sleep-Disordered Breathing in Children. Sleep Medicine Clinics, v. 4, n. 1, p. 27-36, Mar. 2009.

 

Matérias relacionadas publicadas pelo SIS.Saúde:
 



 


Autor: Guilherme Wendt - Equipe SIS.Saúde
Fonte: Sleep Medicine Clinics

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581