
Com o objetivo de apresentar os resultados da pesquisa do EDI - Early Development Instrument, a pesquisadora da Universidade Canadense Mc Master, Magdalena Janus, esteve em Porto Alegre nos dias 13 e 14 de março, quando foi recebida pelo secretário estadual da Saúde em exercício, Elemar Sand. A pesquisa foi baseada em um estudo de intervenção, no qual foi avaliado o impacto do Primeira Infância Melhor (PIM) para a prontidão escolar. Realizada por meio de instrumento produzido pela Universidade McMaster de Toronto/Canadá, teve a finalidade de avaliar o desenvolvimento das crianças entre 4 e 6 anos de idade. O EDI fornece informações de cinco áreas do desenvolvimento: saúde e bem estar físico, competência social, maturidade emocional, linguagem e desenvolvimento cognitivo, e habilidades de comunicação e conhecimento geral
O EDI foi amplamente utilizado no Canadá e Austrália, sendo traduzido em diversas línguas, incluindo o uso em países que falam espanhol, como México e Chile. Pela primeira vez ,foi aplicado na América Latina., sendo que Rio Grande do Sul e São Paulo foram os dois estados selecionados no Brasil. A escolha do RS se deu em função do reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo PIM. O Offord Centre for Child Development, responsável pelo desenvolvimento do EDI na Universidade McMaster, mantém um banco de dados relativos a aplicação do instrumento em diversos países ,visando estabelecer comparações e identificar ações em saúde e políticas públicas com impacto positivo no desenvolvimento infantil e nos níveis de prontidão para a escola.
Fraser Mustard, reconhecido internacionalmente por seu trabalho na área do Desenvolvimento Infantil, pesquisador desta Universidade (falecido em 2011) foi o idealizador do instrumento e, na sua última visita ao Brasil, escolheu o PIM para a realização dos testes ."Consideramos esta avaliação extremamente importante para a trajetória de credibilidade já conquistada pelo PIM ao longo dos últimos nove anos" afirmou a coordenadora do Programa, Liese Serpa. Com as avaliações, será possível a realização de intervenções em tempo oportuno, corrigindo ou confirmando as ações acompanhadas e oferecendo maior visibilidade quanto aos impactos decorrentes dos resultados obtidos pelo Programa, com vistas à garantia de sua eficácia, ampliação e replicabilidade, além de referendá-lo como uma importante ação de promoção pela primeira infância.