.
 
 
Aula magna abre atividades da Residência Integrada em Saúde da ESP
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


23/03/2012

Aula magna abre atividades da Residência Integrada em Saúde da ESP

atividade abriu a semana de acolhimento dos novos residentes e marcou o início oficial dos trabalhos deste ano

Os 160 alunos da Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública (ESP)do Rio Grande do Sul foram recepcionados, na manhã do dia 21/03, com uma aula magna no auditório do Centro Administrativo. A atividade abriu a semana de acolhimento dos novos residentes e marcou o início oficial dos trabalhos deste ano. 

Na oportunidade esteve presente o secretário-adjunto da Saúde, Elemar Sand, e a diretora do Departamento de Ações em Saúde, Sandra Fagundes, que proferiu a aula magna. Participaram o diretor da ESP, Márcio Belloc, o presidente da Associação dos Hospitais Públicos do Rio Grande do Sul, Juarez Verba, e o coordenador da Residência Integrada, Nilson Carvalho. 

Elemar Sand explicou que o trabalho da ESP de qualificação dos preceptores e dos profissionais de saúde, após o período acadêmico, resulta na oferta de um serviço cada vez mais humanizado, proporcionando a segurança necessária para obter os resultados que a população merece. "A educação para a saúde de nossa população, com as linhas de cuidado e o trabalho em rede na Atenção Básica, nos levará a precisar cada vez menos de tecnologias mais complexas", completou Sand. 

A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul é uma das pioneiras na oferta de formação multiprofissional em saúde, tendo iniciado a residência no Centro de Saúde Murialdo, nas áreas de Atenção Primária em Saúde e Saúde Mental. 

Sandra Fagundes lembrou que, nas décadas de 1970 e 1980, com a saúde comunitária sendo trabalhada diretamente com a população, a residência era um abrigo para os estudantes inquietos que buscavam uma função social dentro de sua formação. "Queremos que a Residência Integrada em Saúde faça diferença na formação de vocês, tanto para a tomada de decisões como na construção de tecnologias em saúde, já que é um espaço de experimentação protegido e muito rico", afirmou. "Com a aceleração na produção do conhecimento, a aprendizagem é mútua, pois os residentes também contribuem para modificar os serviços", concluiu adiretora. 

A programação da semana encerra-se na sexta-feira (23), e terá ainda oficina de integração e apresentação de conteúdos e do cronograma das aulas, entre outras atividades.


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria da Saúde - RS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581