.
 
 
Fim do verão 2012 no Rio Grande do Sul
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


03/04/2012

Fim do verão 2012 no Rio Grande do Sul

Capão da Canoa registra índices de saúde melhores que a média do Estado

 

 

Em março, finalizou o verão. Mesmo contanto com um aumento significativo de pessoas em todos os veraneios, até por ser uma das regiões favoritas de férias dos gaúchos, Capão da Canoa registrou índices de saúde melhores que a média do Estado no ano de 2011. A população residente da cidade é de aproximadamente 40 mil habitantes. Mas, no verão, essa  população aumenta, no mínimo, em dez vezes. 

Mesmo assim, no ano de 2011, Capão da Canoa registrou um índice de 0,24% de mortalidade infantil (neontal precoce, até sete dias incompletos) por causas evitáveis, de acordo com os dados do Datasus. Esse índice, para o estado do Rio Grande do Sul, foi de 0,38% no mesmo período. Em 2011, a taxa de mortalidade geral, em Capão da Canoa, foi de 3,71%. Já o Estado apresentou 4,61%. 

A região conta com um Centro de Atenção Psicossocial, seis Unidades Básicas de Saúde, dois Postos de Saúde, 11 Clínicas Especializadas e um Hospital Geral, dentre os estabelecimentos de saúde existentes. O Hospital Santa Luzia, hospital geral que atende a região, é integrante do Sistema de Saúde Mãe de Deus em uma gestão em parceria com a Prefeitura Municipal de Capão da Canoa e o Governo do Estão do Rio Grande do Sul. 

No Hospital Santa Luzia o crescimento dos volumes de atendimento, entre os anos de 2010 e 2011, foi significativo. Em 2010, foram realizadas 3.884 internações pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esse número foi de 4.524 no ano de 2011. Já o serviço de emergência do Hospital atendeu  65.872 pessoas pelo SUS, em 2010; e 66.264, em 2011. O total de cirurgias realizadas pelo SUSevidenciou, também, significativo crescimento entre 2010 e 2011, passando de 1.582, em 2010 para 2.429 no ano de 2011. 

Foram realizadas em torno de 202 cirurgias/mês, em 2011; sendo esse número de 131 por mês no ano de 2010. Além disso, em 2011, o Hospital Santa Luzia realizou 721 partos normais e cesareanas pelo SUS. 

Muito embora os expressivos aumentos dos quantitativos de atendimentos, internações hospitalares e cirurgias realizadas, o Hospital Santa Luzia vem se caracterizando por manter níveis de segurança na assistência diferenciados, com forte impacto na redução dos índices de morbimortalidade.    

São disponibilizados, no Hospital, atendimentos nas especialidades de otorrinolaringologia, neurologia clínica e pediatrica, gastroenterologia, cirurgia geral e urologia, dentre outros. Conta com 88 leitos e uma equipe de profissionais de aproximadamente 300 pessoas. 

Também, o Hospital possui atendimento de urgência e emergência adulto e pediátrico 24 horas ao dia, formado por uma equipe multidisciplinar que engloba obstetras, pediatras, cirurgiões gerais, traumatologistas, entre outros. Ademais, conta com um ambulatório pediátrico, que, em breve, passará a funcionar também aos finais de semana. 

Nas cidades litorâneas, a peculiaridade de aumento significativo de pessoas no período de verão tem impactos singificativos no atendimento à saúde da população, tornando-o mais complexo. Assim, há a necessidade de maiores estruturas de saúde, estruturadas sazonalmente. 

Segundo Dr. Mery Martins Neto, Diretor Técnico do Hospital Santa Luzia, para contornar a situação de aumento drástico da população no verão, várias medidas são tomadas no Hospital. Dentre elas, a estrutura de atendimento à população é ampliada nessa época, contanto com aumento do número de profissionais. 

Dr. Mery comenta que o investimento em melhorias no Hospital é contínuo e que os profissionais atuantes são altamente capacitados. “O trabalho que estamos desenvolvendo no Hospital, com busca contínua de melhorias, contribui para que os índices de saúde de Capão da Canoa sejam melhores que a média do Estado”, enfatiza. 

De acordo com o Delegado da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde, Luis Genaro Fígoli, o Governo do Estado investiu mais de 2 milhões na saúde, no ano de 2011, no Litoral Norte. Além disso, vários serviços serão ampliados. 

“Nós teremos, em Capão da Canoa, o atendimento em neurologia cirúrgica e a ampliação dos serviços de imagem, tal como a ressonância magnética”, diz o Delegado.

Mery Martins Neto, Md
CRM 19535

 


Autor: Redação
Fonte: Imprensa HMD

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581