
Atividades do Moderna Idade movimentaram o Centro de Eventos da PUCRS no último sábado, 31 de março. Os participantes tiveram a oportunidade de realizar atividades recreativas como dança e ginástica, além de oficinas de memória e nutrição. "Desde o início do projeto, nossa intenção sempre foi estimular a convivência e as relações sociais dos idosos", explicou Newton Terra, um dos diretores do IGG, organizador do evento. Também durante a manhã a delegada Najla Maria Rodrigues dos Santos, representante da Delegacia do Idoso, reforçou os cuidados com a segurança e a prevenção no cotidiano. "Precisamos de medidas cautelares e preventivas. Não podemos vitimizar o idoso e nem aceitar que ele se torne refém de si mesmo ou de familiares", explicou.
Ainda de manhã, os presentes participaram de um bate papo com o doutor Fernando Lucchese que defendeu a importância da espiritualidade e dos cuidados com o corpo, mas também com a mente. "Não podemos nos descuidar do nosso lado espiritual em época alguma de nossas vidas, mas principalmente na idade madura, já que precisaremos lidar cada vez mais com as barreiras e as dificuldades impostas pela condição física e por uma sociedade que ainda precisa de muita evolução cultural para, efetivamente, respeitar o idoso", pontuou o cardiologista.
Durante a tarde, o cineasta Juan Zapata exibiu seu "A Dança da Vida", longa baseado nas percepções de distintos grupos de idosos sobre sua sexualidade, seus hábitos e os lugares que freqüentam. No filme, que tem 80 minutos e foi lançado em 2008, são apresentadas também as reflexões e os questionamentos que surgem com a chegada dessa etapa da vida. "Foi um grande prazer apresentar a produção para aqueles que foram a motivação primeira para a realização deste projeto. Porto Alegre estava carente de eventos assim e tenho certeza que o Moderna Idade chegou para ficar e preencher esta lacuna", enfatizou o documentarista e diretor.

Com atividades recreativas, oficinas e palestras cerca de mil pessoas circularam pelo Centro de Eventos da PUCRS nos dois dias de evento.