.
 
 
Santa Maria recebe a quarta Unidade de Pronto Atendimento do Estado
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


09/04/2012

Santa Maria recebe a quarta Unidade de Pronto Atendimento do Estado

A equipe é composta por 110 funcionários, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal administrativo

Foto: Nândria Oliveira

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Santa Maria foi inaugurada na último dia 4 de abril, como um novo ponto de referência nos serviços de urgência e emergência para o município, que possui 260 mil habitantes, e para a Região Central do Estado. Localizada ao lado da Casa de Saúde, a nova UPA ocupa uma área de 1,4 mil metros quadrados. Foi construída com recursos das três esferas de governo, sendo R$ 2,6 milhões, do Governo Federal, e R$ 1,26 milhão do Tesouro do Estado, além da verba municipal. Esta é a quarta UPA do Estado, cuja meta é implantar 30 UPAs nas cidades-polo do RS.

O secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, explicou que o novo serviço, que também contará com exames laboratoriais, raios-X e pequenas cirurgias, irá desafogar as emergências dos hospitais para que estes possam atender as questões mais complexas. Além disso, Simoni destacou que a UPA irá melhorar as condições de atendimento e dobrar a média de consultas diárias na cidade.

A equipe é composta por 110 funcionários, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal administrativo. "Num prazo de 60 dias, mais 130 leitos do SUS serão disponibilizados à população de Santa Maria, no novo prédio construído no Hospital de Caridade", anunciou Ciro.

O Hospital Estadual Regional de Santa Maria, com obras em andamento, também foi citado pelo secretário como mais um serviço de saúde que irá complementar os já existentes na cidade e região. A previsão é de que esteja concluído até o próximo semestre, e parte dele atenda questões relacionadas às deficiências físicas.

O prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, disse na ocasião que já está aberta a licitação para a informatização dos postos de Saúde, e que em breve haverá entrega em casa de remédios de uso contínuo (para diabetes e hipertensão) para os pacientes cadastrados. Além disso, explicou que os próximos passos incluem a criação de um Centro de Convivência para a terceira idade, e a implantação da gestão plena da saúde no município.

Participaram do evento ainda o vice-prefeito e secretário de Saúde do município, José Haidar Farret, e a diretora da Associação Franciscana de Assistência à Saúde (Sefas), Ubaldina Souza e Silva, entre outros. 


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria da Saúde - RS
Autor da Foto: Nândria Oliveira

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581