.
 
 
CBA é a primeira instituição homologada pela ANS para acreditação de planos de saúde
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


16/04/2012

CBA é a primeira instituição homologada pela ANS para acreditação de planos de saúde

A partir de agora, as instituições poderão optar por serem acreditadas pelos padrões do CBA, ANS ou por ambos

O Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) acaba de reforçar seu pioneirismo na avaliação da qualidade de operadoras de planos de saúde no Brasil. Depois de lançar em 2010 a primeira acreditação voltada a empresas do setor, baseada em metodologia internacional, o CBA acaba de tornar-se a primeira instituição homologada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para acreditar operadoras de acordo com a metodologia da agência. A partir de agora, as instituições poderão optar por serem acreditadas pelos padrões do CBA, ANS ou por ambos.

De acordo com José de Lima Valverde Filho, coordenador de acreditação para operadoras de planos de saúde do CBA, apesar da diferença entre as duas metodologias, ambas podem trazer um importante impacto para estimular a prestação de serviços de qualidade para os beneficiários. “Este é um processo voluntário, o que aponta para um compromisso da operadora com a excelência em seus serviços prestados”, defende. “A acreditação foca nos direitos dos beneficiários, adequação dos serviços de saúde, gestão da qualidade, seleção e educação da rede de serviços de saúde, entre outras coisas. Dessa forma, os clientes das operadoras terão mais uma ferramenta para identificar planos de qualidade, baseados em critérios objetivos”.

O Programa de Acreditação da ANS foi lançado em novembro de 2011, com o objetivo de aumentar a qualidade dos serviços prestados pelas operadoras de saúde. A metodologia inclui um sistema de pontuação em quesitos como estrutura e operação, gestão, programa de gerenciamento de doenças e satisfação de beneficiários. Dependendo da nota final, a empresa pode receber o certificado de acreditação entre os níveis de um a três. Já a acreditação do CBA se baseia em três vertentes para a validação de planos de saúde: o manual de padrões, a pesquisa da satisfação dos beneficiários e a análise de indicadores específicos. De acordo com a conformidade em relação a esses padrões, a operadora pode ser acreditada ou não.

A homologação foi lançada no fim de março e algumas operadoras já manifestaram interesse na acreditação do CBA pela metodologia da ANS, de acordo com José Valverde. “Mesmo instituições que já iniciaram a preparação para acreditação com padrões internacionais podem aderir ao novo produto do CBA”, afirma o coordenador. 


Autor: Igor Waltz
Fonte: SB Comunicação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581