.
 
 
Samaritano contribui para a acreditação de mais uma Unidade da Fiocruz
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


16/04/2012

Samaritano contribui para a acreditação de mais uma Unidade da Fiocruz

O objetivo principal do projeto foi incluir a cultura da qualidade nessas instituições e prepará-las para que pudessem pleitear a certificação de qualidade em saúde

O Hospital Samaritano de São Paulo finalizou no mês de novembro de 2011 o seu Programa de Desenvolvimento e Apoio à Gestão Assistencial das Unidades Assistenciais da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que resultou na acreditação de duas de suas unidades. Neste mês, mais uma unidade conquistou a acreditação internacional pela Joint Commission International (JCI), um dos mais importantes órgãos certificadores de padrões de qualidade em saúde no mundo: o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (RJ).

O projeto teve início em 2009 e foi desenvolvido pelo Samaritano integrando o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi/SUS) com o objetivo de aprimorar a qualidade dos serviços prestados e aumentar a segurança do paciente para as unidades da Fiocruz no processo preparatório para a acreditação. Após o término do projeto, o Centro de Saúde Escola continuou realizando as ações de melhoria apontadas pela equipe para pleitear a certificação.

“É uma grande satisfação encerrar este projeto com o reconhecimento dos esforços da equipe interna do Centro de Saúde Escola e também a do Samaritano que estiveram a frente do processo para preparar a unidade para este importante momento”, explica Wagner Santana e Silva, Coordenador de Projetos do Hospital Samaritano de São Paulo.

Segundo o Superintendente de Responsabilidade Social do Hospital Samaritano, Dr. Luiz Maria Ramos Filho, o objetivo principal do projeto foi incluir a cultura da qualidade nessas instituições e prepará-las para que pudessem pleitear a certificação de qualidade em saúde. “Este é um processo de melhoria contínua. A primeira etapa foi concluída. A cada três anos as unidades terão que pleitear a renovação da certificação, sempre mostrando contínua melhora nos processos internos de qualidade”, salienta.

Dentre as atividades promovidas pelo Samaritano neste processo preparatório destacam-se a capacitação dos colaboradores em diversos temas, como metas internacionais de segurança do paciente, importância da lavagem das mãos e eventos adversos; monitoramento da segurança das instalações físicas; implantação do uso de indicadores para acompanhar processos, bem como de um plano de gerenciamento de riscos e um de contingências e emergências; intensificação do programa de controle de infecção hospitalar; incentivo ao preenchimento completo do prontuário; organização do fluxo de trabalho, entre outros.

Outras Unidades da Fiocruz acreditadas

Em novembro de 2011, as unidades que receberam a mesma certificação foram o Serviço de Referência Nacional em Filarioses do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CpAM/Fiocruz Pernambuco) e o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Cesteh/Ensp – Rio de Janeiro).

Sobre a Fundação Oswaldo Cruz

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde, é a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina. Criada em 25 de maio de 1900 - com o nome de Instituto Soroterápico Federal -, a Fiocruz nasceu com a missão de combater os grandes problemas da saúde pública brasileira. Para isso, moldou-se ao longo de sua história como centro de conhecimento da realidade do País e de valorização da medicina experimental.

Hoje, a instituição abriga atividades que incluem o desenvolvimento de pesquisas; a prestação de serviços hospitalares e ambulatoriais de referência em saúde; a fabricação de vacinas, medicamentos, reagentes e kits de diagnóstico; o ensino e a formação de recursos humanos; a informação e a comunicação em saúde, ciência e tecnologia; o controle da qualidade de produtos e serviços; e a implementação de programas sociais. São mais de 7.500 servidores e profissionais com vínculos variados, uma força de trabalho que tem orgulho de estar a serviço da vida.

Sobre o Hospital Samaritano de São Paulo

Com 118 anos de atividades, o Samaritano é um dos principais centros de excelência em saúde do país. É um Hospital Geral com foco em Cardiologia, Neurologia, Ortopedia, Oncologia, Medicina Diagnóstica e Terapêutica e Emergência. A excelência no atendimento à saúde foi atestada, por três vezes consecutivas (2004, 2007 e 2011) por um dos mais reconhecidos órgãos certificadores de padrões de qualidade de saúde do mundo, a Joint Commission International (JCI). Em 2011 inaugurou um prédio, que compõe o Novo Complexo Hospitalar, composto por 19 andares com leitos de internação e de UTI – Unidade de Terapia Intensiva, moderna Medicina Diagnóstica, novos espaços de Gastronomia e Nutrição, Centro Cirúrgico para alta complexidade, além de outras facilidades. Também conquistou a 2ª posição no Brasil do “Ranking dos Melhores Hospitais e Clínicas na América Latina”, da revista AméricaEconomia Intelligence. O Hospital é reconhecido pelo Ministério da Saúde por sua qualidade na assistência e pelos serviços prestados na área de responsabilidade social, destacando-se os programas voltados para o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS). 


Autor: Redação
Fonte: CDN Comunicação Corporativo

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581