.
 
 
Congelamento é a nova técnica para tratar do câncer dos ossos
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


18/04/2012

Congelamento é a nova técnica para tratar do câncer dos ossos

Assunto foi debatido durante o VIII Congresso Brasileiro de Oncologia Ortopédica

O congelamento a menos 32ºC do osso acometido por tumor canceroso é a nova técnica de tratamento que foi apresentada durante o VIII Congresso Brasileiro de Oncologia Ortopédica da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT, que terminou no último sábado, dia 14, em Tiradentes, Minas Gerais.

O presidente do Congresso, Rodrigo de Andrade Gandra Peixoto, explica que, como esse setor da Medicina evolui muito rapidamente e há novidades constantes no tratamento, nas próteses e novas abordagens cirúrgicas, centenas de médicos estiveram presentes no evento, entre ortopedistas, radiologistas, radioterapeutas, patologistas e oncologistas. Ele lembra que a oncologia ortopédica é uma especialidade multidisciplinar e frequentemente o paciente é atendido por dois ou mais especialistas.

Sobre a técnica de congelamento, que já começou a ser empregada por uns poucos cirurgiões no Brasil, diz ele que especialistas estrangeiros, como o italiano Pietro Ruggieri, chefe da Oncologia do Instituto Rizzolli, fizeram conferências a respeito, mostrando a experiência internacional. “O que se faz é retirar um osso com um tumor, um fêmur, por exemplo, que é então limpo da massa cancerosa e mergulhado em nitrogênio, para que o extremo frio mate as células doentes, depois do que o osso limpo é reimplantado no paciente”, explica Rodrigo Peixoto.

O congresso foi também a oportunidade para a prova de título de especialista, exame muito rigoroso ao qual se submetem os médicos que querem o título de oncologista ortopédico.

Ainda segundo o presidente do Congresso, o câncer dos ossos não é muito comum, geralmente ocorre na coluna, nos ossos da coxa ou do braço, mas o grande desafio para os especialistas é o diagnóstico precoce. “Importante porque se diagnosticado precocemente, esse tipo de câncer tem grande chance de ser curado”, diz o especialista. O diagnóstico pode ser feito por um simples raio-x, explica o médico, e a suspeita do câncer pode ser levantada por um ‘caroço’ ou por dor que aumenta progressivamente apesar da medicação, sintomas que levam o ortopedista a suspeitar de um problema oncológico. 


Autor: Redação
Fonte: DOC Press

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581