.
 
 
Asilo Padre Cacique recebe abertura simbólica da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


06/05/2012

Asilo Padre Cacique recebe abertura simbólica da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe

Com a presença do ministro da Saúde e autoridades vovôs e vovós foram vacinados na tarde do último sábado (05/05)

Eles serviram de modelo, posaram para dezenas de fotógrafos e o mais importante de tudo: passam a ser o exemplo a ser seguido para que os milhares de vovôs e vovós procurem os postos de saúde para receber a vacina contra a gripe. O Asilo Padre Cacique foi o palco para cerimônia simbólica da abertura da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. A entidade recebeu o ato pela primeira vez em sua história e no mesmo dia vacinou 126 do total de 150 moradores.

O Coral do Asilo Padre Cacique fez uma apresentação durante a solenidade arrancando aplausos emocionados de todos. Duas moradoras receberam a vacina do próprio ministro da saúde Alexandre Padilha: Vera Regina, de 66 anos e Elza Pacheco dos Santos, de 72 anos. Elza, comentou que esta foi a primeira vez na vida que ela recebeu a dose, e ficou orgulhosa por ter recebido do ministro da saúde. Quem também ficou feliz da vida foi Osvaldina Rodrigues Pinto que procurou o ministro e também pediu que recebesse a vacina.

- Eu sou pior do que criança, mas essa não doeu. É ótimo para saúde, por isso eu digo para os bebês não chorarem! - disse bem humorada.

A iniciativa comandada pelo presidente do Asilo Padre Cacique, Edson Brozoza, teve o objetivo de servir de exemplo para conscientização da população sobre a importância da vacina. O ato contou com a presença do ministro da saúde, Alexandre Padilha, que representou a presidente Dilma Rousseff.

- É um ato de proteção. Hoje o Brasil tem um dos maiores sistemas nacionais de vacinação do mundo. Estamos com 67 mil postos em todo o Brasil, seja em unidades básicas ou espaços adaptados como esse aqui no Asilo Padre Cacique, procurando chegar mais perto de onde está o público prioritário que nesse caso são os idosos - disse.

A campanha vai até o dia 25 de maio sempre das 8 horas às 17 horas nos postos de saúde. Devem procurar a vacina idosos a partir de 60 anos, trabalhadores de saúde, crianças entre seis meses e dois anos, gestantes e povos indígenas.

- Um dos motivos pelo qual viemos ao Rio Grande do Sul para lançar a campanha é o fato de ser um estado com maior proporção de idosos no nosso país e pela condição de inverno rigoroso e um clima que propicia mais casos graves de internação ou óbitos pela gripe H1N1. Por isso é fundamental atingirmos as metas e protegermos a população do estado do Rio Grande do Sul - lembrou o ministro Alexandre Padilha.

Também estiveram presentes no evento o secretário municipal da saúde, Marcelo Bósio; o presidente da Câmara de Vereadores, Mauro Zacher; a deputada federal Manuela D´Ávila e o deputado estadual Adão Villaverde, entre outras autoridades.

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, lembrou o esforço do município para oferecer serviço gratuito para idosos com dificuldade de locomoção.

- Basta as pessoas entrarem em contato com a secretaria municipal da saúde explicando o motivo que o idoso não pode se movimentar e as equipes irão até ele para que possa receber a imunização - explicou Fortunati.

O secretário estadual da saúde, Ciro Simoni. comentou a meta de vacinar 1 milhão e 400 mil pessoas acima de 60 anos no Rio Grande do Sul.

- Por isso a importância de estarmos aqui no Asilo Padre Cacique, para mostrar que é importante a vacinação nessa faixa etária - comentou.

No Brasil inteiro são 30 milhões de doses que serão distribuídas. A meta do Governo Federal é chegar a 24 milhões de brasileiros, ou seja, 80% do grupo prioritário.

Asilo Padre Cacique

O Asilo Padre Cacique é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 19 de junho de 1898 pelo Padre baiano Joaquim Cacique de Barros, que já naquele século realizava obras assistenciais.

Originalmente foi concebido para abrigar mendigos. Hoje abriga 150 idosos entre homens e mulheres, sendo que em torno de 40% não têm nenhum vínculo familiar e, por essa razão, dependem de uma relação afetiva com os funcionários e com os voluntários da Instituição, que atualmente é presidida pelo advogado Edson Brozoza. O Asilo objetiva proteger e incluir socialmente os idosos, estimulando sua vida social e emocional, oferecendo-lhes condições dignas de convivência.

Outras informações sobre o Asilo podem ser obtidas no site www.asilopadrecacique.com.br


Autor: Marcelo Matusiak
Fonte: PlayPress Assessoria de Imprensa

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581