.
 
 
Aberta campanha de vacinação contra a gripe
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


07/05/2012

Aberta campanha de vacinação contra a gripe

Fortunati recebeu a vacina, que protege contra três tipos do vírus

Para imunizar cerca de 170 mil idosos, 11 mil gestantes e 22 mil crianças até dois anos, começou no último dia 5, a campanha de vacinação contra a gripe em Porto Alegre. Integrante da 14ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, a ação na Capital teve abertura oficial nesta tarde, no Asilo Padre Cacique. O prefeito José Fortunati, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o secretário Municipal da Saúde (SMS), Marcelo Bosio, participaram do evento, juntamente com deputados e idosos moradores da entidade. Pela manhã, Fortunati e Bosio acompanharam o início da vacinação no Posto de Saúde Modelo.

Fortunati falou do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saúde para levar as vacinas até os idosos. “As equipes de imunizações aplicam as doses no domicílio de quem não pode se deslocar até os postos. Esse é um diferencial de Porto Alegre, que auxilia para que as vacinas cheguem às pessoas”, afirmou o prefeito.

Público alvo da campanha – Idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos e gestantes em qualquer tempo de gravidez. “É uma forma de criar uma barreira para as gripes e suas complicações, atingindo principalmente o público mais sensível”, enfatizou o ministro.
A vacina protege contra três tipos do vírus Influenza, entre eles o H1N1, causador da gripe A. Os outros dois são vírus que ocasionam gripes sazonais (gripe comum que ocorre de acordo com a época).

Crianças que forem vacinadas contra a gripe pela primeira vez deverão receber duas doses, com intervalo de 30 dias. A vacinação é contraindicada apenas para pessoas com reações alérgicas a ovo ou a qualquer outro componente da fórmula.

Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e em 39% a 75% a mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, a imunização diminui o risco de pneumonia em aproximadamente 60% e o risco global de hospitalização e morte em 50% a 68%. 


Autor: Paula Aguiar
Fonte: Portal PMPA - SMS
Autor da Foto: Luciano Lanes - PMPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581