.
 
 
Polêmica histórica de medicamento utilizado no diabetes parece ter chegado ao fim
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


09/06/2009

Polêmica histórica de medicamento utilizado no diabetes parece ter chegado ao fim

Estudo de grande porte comprova que a rosiglitazona (Avandia®) não aumenta o risco cardiovascular comparado com outros medicamentos utilizados no combate a doença

Resultados de um estudo clínico apresentado na reunião anual da American Diabetes Association (ADA), que termina hoje (9/06) em New Orleans, EUA, mostram que as taxas de hospitalização e mortalidade por causas cardiovasculares em pacientes tratados com Avandia® (rosiglitazona) são similares às dos pacientes que recebem metformina e sulfoniluréia.

Os dados fazem parte do estudo RECORD (Rosiglitazone Evaluated for Cardiac Outcomes and Regulation of Glycaemia in Diabetes), que incluiu 4.447 pacientes portadores de diabetes. Esses dados já estão publicados na edição online da revista médica The Lancet.

O estudo RECORD é um estudo clínico de grande porte, prospectivo e randomizado, que teve início em 2001 e avaliou a evolução cardiovascular de pacientes que utilizaram Avandia® como terapia complementar à metformina ou à sulfoniluréia, em comparação com pacientes tratados apenas com esas duas medicações. O estudo demonstrou que as taxas de hospitalização e morte por causas cardiovasculares (incluindo infarto, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral) não apresentaram diferença entre os dois grupos, tratados por 5 anos e meio.
 
No total, foram observados 321 eventos cardiovasculares (14,5%) nos pacientes tratados com Avandia e 323 eventos (também 14,5%) nos pacientes que receberam a medicação comparativa (metformina ou sulfoniluréia).
 
“O estudo RECORD oferece uma análise contundente da segurança cardiovascular da rosiglitazona e nos permite concluir que a rosiglitazona não está associada a um maior risco de hospitalização e morte por causas cardiovasculares se comparado con os medicamentos antidiabéticos mais usualmente prescritos - metformina e sulfonilureias-  que são utilizados há décadas no Tratamento do diabetes,” afirmou Philip D. Home, médico, presidente do Comitê Executivo do estudo RECORD e professor da Universidade de Newcastle, Inglaterra. “Milhões de pacientes com diabetes não têm sucesso no controle da glicemia, nem com terapia combinada, o que confirma a importância de contar com diferentes opções no tratamento da doença, cuja incidência cresce de forma significativa em todo mundo”, completou.
 
No estudo RECORD, o controle glicêmico (avaliado em função dos níveis de hemoglobina glicada), foi significativamente superior no grupo de pacientes tratados com Avandia® por um período de 5 anos e meio de tratamento. Os resultados de controle glicêmico no estudo RECORD confirmam dados prévios do estudo ADOPT, que demonstraram um controle glicêmico superior a longo prazo (por até 5 anos) com Avandia em comparação com metformina e sulfoniluréia.
 
Ainda que o estudo RECORD não tenha sido desenhado para analisar parâmetros de avaliação microvascular, estudos prévios como o UKPDS (United Kingdom Prospective Diabetes Study), que avaliaram outros medicamentos, apontaram que a melhora do controle glicêmico pode reduzir as complicações do diabetes, como  amputações, insuficiência renal e lesões oculares.
 
A insuficiência cardíaca congestiva é um efeito conhecido de Avandia e de outros medicamentos da classe das tiazolidinedionas (TZD), e encontra-se como advertencia nas bulas das TZDs disponíveis no mercado. Como era esperado, as taxas de insuficiencia cardíaca congestivo no estudo RECORD foram superiores no grupo tratado com Avandia® (61 eventos [2,7%] em comparação a 29 eventos [1,3%]).
 
O estudo RECORD não mostrou evidência de maior risco de neoplasias. Houve menos casos de câncer no pâncreas em pacientes tratados com Avandia.
 
“O estudo RECORD oferece informação importante e tranquilizadora sobre Avandia aos médicos que lutam contra o diabetes”, afirmou Ellen Strahlman, diretora do Departamento Médico da GSK. “Os estudos que avaliam a evolução clínica, como este, oferecem as evidências mais rigorosas para avaliar os benefícios e riscos dos medicamentos. O estudo RECORD demonstra claramente que as taxas de hospitalização e morte por causas cardiovasculares são similares nos pacientes tratados com Avandia em comparação com metformina y sulfoniluréias. Acreditamos que Avandia permanece um importante medicamento para o diabetes nos pacientes apropiados.”
 
Avandia®, lançado no mercado em 1999, é uma medicação antidiabética da clase das TZDs que controla a glicemia atuando diretamente na resistência à insulina, uma das causas mais importantes do diabetes tipo2. Esta ação ajuda o organismo a responder melhor à insulina que é produzida pelo pâncreas. Avandia é indicado como terapia adicional à dieta e ao exercício, para melhorar o controle glicêmico em pacientes com diabetes tipo 2. 
 
Estima-se que 11 milhões de brasileiros sejam portadores de diabetes tipo 2, a forma mais comum da doença. O diabetes tipo 2 é uma das principais causas de doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, lesão ocular, insuficiencia cardíaca e amputação dos pés.
 
A GlaxoSmithKline – uma das empresas farmacéuticas líder mundial em pesquisa – compromete-se a melhorar a qualidade de vida das pessoas, permitindo que elas façam mais, sintam-se melhores e vivam mais. Para obter mais informações sobre a empresa visite a página na web: www.gsk.com.
 
 
Confira outras matérias
 

 

 

 

Autor: Suzana Wester
Fonte: FSB Comunicações

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581